06/09/2010
Educação para a sociedade do conhecimento
56
Para estabelecer uma ponte entre o Brasil do presente e do futuro, é imprescindível uma educação de qualidade, formadora de cidadãos comprometidos com uma vida social solidária e preparados para os desafios de uma sociedade cada vez mais demandante de informação e conhecimento. Um esforço emergencial é necessário para enfrentar a escassez crescente de trabalhadores qualificados em áreas estratégicas, caracterizando um verdadeiro apagão de capital humano. A superação dessa situação se dará pelo investimento intensivo em todos os níveis da educação formal, no ensino técnico e tecnológico, pela ampliação do acesso às tecnologias e pelo desenvolvimento de outros espaços de aprendizagem.
a. Construção do Sistema Nacional de Educação – Promover maior articulação entre União, Estados e municípios, definindo-se suas atribuições e responsabilidades para superar as disparidades na distribuição de recursos entre as regiões, ao mesmo tempo em que se reconheçam as diversidades que devem ser respeitadas no processo pedagógico.
b. Educação como prioridade política e orçamentária – É preciso assegurar investimentos que aprimorem o ensino no país e a ampliação dos valores per capita anual investidos por aluno, adotando assim as referências sugeridas pelos estudos sobre o Custo Aluno-Qualidade.
c. Novos conhecimentos – É preciso reorientar o conhecimento e os modos de organização da escola e as demais instâncias educadoras da sociedade, considerando-se como eixos centrais: a educação científica, as questões socioambientais, a diversidade cultural e as tecnologias digitais, que se tornam cada vez mais dinâmicas por meio das redes sociais.
d. Atenção à primeira infância articulada com as áreas de educação, saúde e assistência social – Apoiar a ampliação de creches com instalações apropriadas, condições básicas de higiene e profissionais qualificados, para que as mulheres possam trabalhar com tranquilidade. Garantir qualidade nas creches públicas com cogestão comunitária, assegurando supervisão com o intuito de prover funcionamento e educação adequados. Integrar as políticas de atendimento à primeira infância aos programas de apoio à família com transferência de renda e capacitação relativa aos cuidados de saúde e ao desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças feito por agentes comunitários.
e. Melhoria da qualidade da educação básica de modo a garantir as aprendizagens de todos os alunos na idade correta – A qualidade da educação passa pela valorização do professor, priorizando-se sua formação inicial e continuada e também pelo estabelecimento de planos de carreira e salários dignos. Com o objetivo de se garantir que os professores se apropriem de novas bases curriculares e das tecnologias digitais, é importante a realização de um pacto educacional para o estabelecimento de parcerias com todos os segmentos sociais e especialmente com as universidades públicas e privadas para que o redirecionamento da formação dos professores responda aos novos desafios da sociedade.
f. Valorização dos profissionais de educação – Garantir a mudança do quadro atual da educação, que deve passar por um resgate do reconhecimento e respeito da importância social dos profissionais da educação, envolvendo não só gestores, diretores, professores, mas também bibliotecários, inspetores e serventes. Promover o aumento e o cumprimento do piso salarial dos profissionais, investir na melhoria das condições de trabalho e dos planos de carreira, assim como fortalecer programas de formação inicial e continuada adequados e de qualidade. Estabelecer rede digital de compartilhamento de experiências e construção coletiva do conhecimento e garantir o acesso a computador e Internet aos professores.
g. Educação Integral – Garantir as aprendizagens dos alunos com ênfase em uma educação integral e inclusiva, em que se considerem tanto as dimensões afetivas, físicas e cognitivas do desenvolvimento das crianças e adolescentes, como as aprendizagens, tempos, valores e atitudes nos diversos campos do conhecimento. O reconhecimento de inúmeras oportunidades existentes nos espaços das comunidades e das famílias possibilita a implementação de diferentes arranjos organizacionais, de modo a se respeitar as diferentes realidades educacionais. Educação em período integral implica em ampliação da jornada educacional, na diversificação dos saberes e na garantia de alimentação adequada.
h. Consolidação dos direitos coletivos e valorização da diversidade sociocultural e ambiental – Promover o desenvolvimento de políticas intersetoriais centradas nos territórios de forma a priorizar e apoiar de forma articulada os programas voltados às famílias e às escolas situadas em áreas de alta vulnerabilidade, combatendo as desigualdades regionais de forma a atender às demandas específicas de cada região. Efetivar a erradicação do analfabetismo e promover a importância das relações étnico-raciais, de gênero e diversidade sexual adequadas às diferentes realidades educacionais e especificidades regionais.
i. Ensino médio e profissionalizante – Definir parâmetros contemporâneos para o ensino médio que promovam o crescimento do número de matrículas e evitem a evasão de alunos. Expandir a rede de escolas técnicas para responder às demandas do mercado de trabalho, priorizando-se as profissões relacionadas à economia verde. Capacitar cidadãos e instituições da sociedade civil para a realidade do trabalho. Implementar políticas de subsídio à permanência dos jovens no ensino médio, adequadas às diferentes realidades regionais e especificidades dos sistemas de ensino.
j. Infraestrutura para o capital humano – Ampliar o acesso a escolas, universidades, centros culturais e esportivos, telecentros, bibliotecas, museus que apresentem condições adequadas no que se refere aos prédios e equipamentos, considerando o acesso à banda larga como direito de todos à informação.
k. Ampliação do ensino superior e da produção de ciência – Garantir um acesso mais democrático ao ensino superior, em especial à sua modalidade pública e gratuita, é essencial, não apenas para garantir que direitos sociais sejam viabilizados, mas para que o país possa avançar na construção de conhecimento e de novas estratégias para lidar com os desafios do mundo contemporâneo, entre eles o mundo do trabalho. Incentivar e apoiar as licenciaturas curtas, especialmente aquelas voltadas para áreas de novas tecnologias e para formação de professores nas ciências exatas. Criação de centros de excelência para o desenvolvimento de estudos e pesquisas que possibilitem respostas aos desafios de um desenvolvimento sustentável e da vida no planeta.
l. Estabelecer o diálogo constante entre saber científico e popular, criando incentivos para que todos os estudantes universitários realizem atividades de extensão universitária buscando concretizar a função social da universidade. Ampliar os recursos para extensão universitária, integralizar as atividades de extensão nas grades curriculares (crédito de extensão).
Comentários
-
30/08/2010
FERNANDO NEPOMUCENO
Gostei muito da proposta da candidata Marina Silva referente a educação integral, pois desta forma iremos ter crianças se desenvolvendo e alimentando-se melhor, dando oportunidade a todos e descobrindo grandes talentos que muita das vezes não brilham por falta de investimentos. Espero que a candidata ganhe, mas se não ganhar que o novo presidente seja inteligente e adote um plano como este, que com certeza ajudará no desenvolvimento do pais e diminuirá o fluxo de crianças e adolescente no mundo das drogas, prostituição e crime.
-
29/08/2010
Roberta
Olá! Meu nome é Roberta, tenho 15 anos e estudo numa escola estadual da zona leste de São Paulo. Dizem que o jovem não tem nenhuma capacidade de pensar e responder pelos seus próprios atos, mas eu digo exatamente o contrário. Eu não estou tendo aula de física e nem de inglês, pois eles tiraram licensa por motivo de doença. E o governo criou uma lei que os professores que trabalharem esse ano não trabalharão no próximo ano, eu te pergunto agora, que professor quer ficar um ano parado pra trabalhar metade de um ano? Agora sim, não temos capacidade, pois não temos professores para trabalhar esse ano. Agora, eu te pergunto novamente, quem não tem capacidade? o jovem ou os deputados e governantes que aprovaram essa lei ?
E nesse fator e em todos os outros eu apoio a Marina. Enquanto os concorrentes estão preocupados em debater para se sobressair, a Marina está corretamente preocupa coma sociedade. Eu sei que não parece que eu sou do subúrbio de São Paulo, mas eu falei tudo o que eu penso! MARINA O BRASIL PRECISA DE VOCÊ !
-
29/08/2010
Laura
Ja desisti da política no brasil, por mais que as propostas para a educação sejam boas nao seram concretizadas ao menos que todo o poder legislativo as aprove...e mesmo que aprove, o povo vai continuar reclamando por que nao é um resultado que se vê em 4 anos.tenho 16 anos, e estudo a 13.é um processo demorado e continuo.
mas mesmo assim parabens pelas propostas em todas as áreas.Sou super ligada ao meio ambiente e sou a coordenadora de um projeto ligado a sustentabilidade em minha escola. Acredito em um futuro sustentável.Acredito que você possa melhorar a qualidade de vida do brasileiro, pela primeira vez desde que me interessei por política a exatos 4 anos.
parabens e boa sorte.
-
29/08/2010
Ricardo - MG
É preciso valorizar a educação em nível básico, mas o que realmente dá condições para alvejada ascenção social é o ensino superior, é necessário ampliar o acesso de toda a população a um ensino que realmente o qualifique para a vida profissional e sobre tudo científica. Precisamos de brasileiros pensantes afinal estamos na era do conhecimento. Sei que nem sempre isso é interesse de políticos mas creio que essa realidade esta mudando rapidamente.
-
29/08/2010
Argemiro de Oliveira
Presidente Marina e Equipe:
Li os programas de governo dos três principais candidatos e a meu ver, a sua proposta é a que contém a melhor apresentação das diretrizes para as ações estratégicas de governo, referente ao desenho das políticas públicas (public policy).
A sua proposta causa admiração e respeito. Permita-me sugerir que o enriquecimento da Política Cidadã com Valores Éticos e de Cidadania, pode e deve ser estendida para os programas educacionais. A verdadeira educação se realiza em sua completude, através da complementação do ensino dos valores formadores da cidadania ativa com a ética da responsabilidade. Veja como civilizações altamente "educadas" levaram ditadores ao poder e causaram inúmeros conflitos e guerras (vide a Segunda Guerra e a perseguição que sociedades altamente educadas fizeram às minorias européias) e atualmente, sociedades milenares, com altos níveis de educação, ainda perseguem as minorias por motivos de credo, raça e convicções políticas. Em uma sociedade humana cada vez mais globalizada, faz-se urgente a adoção de uma ética mundial, nos termos defendidos por Hans Küng, de diálogo entre todas as raças, religiões e povos, por uma humanidade em harmonia com o meio-ambiente, e visando a um futuro que dê mais sustentabilidade às futuras gerações. Só assim, seremos plenamente felizes, ou seja, necessitamos de educação integral, enriquecida com as vitaminas dos valores éticos e espirituais. Boa Sorte e rumo à vitória, Marina Silva!
-
23/08/2010
Andre
Olá a todos.
Gostaria de acrescentar que o programa de governo para a educação está muito interessante e tem muito a crescer ainda, com certeza. Ainda assim eu não vi políticas para a valorização de algumas profissões, que de certa forma estão marginalizadas, como a dos jornalistas, que hoje não possuem um registro de profissão e, no meu caso, a profissão de designer, que nunca teve um conselho regional. Sempre que alguém procura tentar sugerir um projeto para a regulamentação do curso (que já existe no Brasil há mais de 40 anos e até hoje não foi regulamentado), este fica parado no congresso e nada é resolvido. Eu imagino que haja inúmeras outras profissões que sofrem do mesmo mal dos designers então eu gostaria de sugerir que políticas fossem desenvolvidas para atender a estes profissionais.
Obrigado.
-
15/08/2010
kely cristine
Oi pessoal,
A princípio entrei no site apenas para realizar uma pesquisa de um trabalho da faculdade, mas fiquei muito interessada pelos comentários e pela sua plataforma de governo no que se refere à educação. Bom, sou professora e acredito totalmente que o problema da educação hoje no Brasil, se resume nos ítens abaixo:
1º aprovação automática, ciclos de ensino;
2º recebimento de dinheiro pelos responsáveis, através desses vários programas sociais, por manter os filhos na escola e não para
acompanhá-los, ou seja, dedicarem-se ao seu desenvolvimento;
3º sucateamento das unidades escolares, a questão é construir e ampliar, reformas que mantêm o mesmo número de salas, não ajudam em nada, quanto menos alunos por sala, melhor o professor pode desenvolver o seu trabalho;
4º falta de recursos humanos nas escolas, como profissionais de área médica, assistentes, estagiárias, coordenadores, enfim, diversos profissionais que pudessem auxiliar os professores com os alunos que apresentam maior dificuldade de aprendizagem.
5º por último é fato que existem alunos que estão limitados a um certo nível de aprendizagem, então porque assim que forem identificados, e depois que a escola tendo usado de todos os recursos que estejam disponíveis para auxiliá-los , não tenha alcançado êxito, por que não os encaminhá-los a centros profissionalizantes, centros técnicos , para que aprendam uma profissão e assim, mesmo que não terem alcançado êxito na escolarização, não irão se entregar ao tráfico, ou a outros meios ilícitos, visto que estão sendo capacitados a exercerem uma profissão. Um emprego sempre gera responsabilidade e vontade de nele crescer e prosperar.
Hoje existem escolas, com turmas de 3º ano do ciclo, cheias de alunos que já estão ali por mais de 4 ou 5 anos e sem perscpectivas de saírem, por que simplesmente não conseguem aprender. O que fazer com essa massa que aumenta cada vez mais? vamos continuar fantasiando um mundinho cor-de-rosa pra eles, quando a vida real é em preto e branco? O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. O que vai ser desses jovens, com 15, 16 anos sem estudo, sem profissão? Esse sistema paternalista que há varios anos vigora no Brasil, só está servindo a meu ver, pra manter boa parcela da população mais pobre cada vez mais alienada. É hora de rever isso, se o estudo não está tendo o devido valor para as famílias por elas próprias, o governo pode intervir para que venham valorizá-lo como de fato merece.
É isso como professora me sinto desrespeitada por aprovar um aluno que mal escreve o próprio nome, por que não posso reprová-lo e não consigo ver nisso bondade alguma , pelo contrário é uma baita crueldade com esse aluno, com essa família, na verdade eles são os mais enganados na situação e me parece até que é isso mesmo que o governo quer, quanto mais alienados, mais fácil de serem manipulados.
Vou votar em vc, porque veio de origem humilde e venceu através da educação, mas espero que vc, ensine o pobre a pescar e não mantenha essa política de hoje de lhe dar o peixe temperado e frito.
-
13/08/2010
Maria Luisa
Concordo com o Claudio Norberto as bolsas e vagas nas Universidades Federais deveriam ser por nivel de renda familiar respeitada evidendemente a qualificação do aluno, e não pela cor da pele, isso sim é discriminar.
Quanto ao item F, sobre a valorização dos professores, concordo que devam ser bem remunerados, mas ja não estão ganhando tão mal, basta comparar ao piso de outras profissões não menos importantes. Na minha opinião o que valorizaria a profissão seria uma melhor seleção para a oferta de vagas a esses profissionais, e não apenas essa coletânea de pontos arcaica, pois em muitas escolas encontramos pessoas despreparadas e desatualizadas, tirando a vaga de muitos profissionais mais competentes e bem informados. Os professores precisam ser avaliados e não só em conhecimentos, mas psicologicamente, socialmente e tambem quanto a produtividade. Isso é imprescindivel, pois são os co-responsaveis pela educação do que temos de mais valoroso, nossos filhos, o futuro do País.

Cara Maria Luisa,
obrigado pelas sugestões.
Equipe de Conteúdo.
-
13/08/2010
Felipe
Olá, sou aluno do Ensino Médio em Curitiba e gostei muito da idéia do Ensino Integral, gostaria que houvesse uma união entre governo federal e estadual para melhorar ainda mais a educação, e eu acho que educação em tempo integral seria uma ótima escolha.
-
13/08/2010
@rafapinque
Não sei se isso já foi respondido, pois não li todos os comentários, mas tenho uma dúvida. O governo Lula realizou mudanças importantes no ensino de nível superior, como o ProUni e o Reuni, criando também novas vagas nas Universidades Federais. Porém pecou ao não dialogar com as bases do movimento estudantil em suas duas maiores instâncias (UNE e CONLUTE, sendo a diretoria da primeira vinculada a um partido da situação). O que eu gostaria de saber é, você tem interesse em dialogar com os estudantes a respeitos das melhorias no sistema educacional nas universidades?

Olá @rafapinque,
As bases estruturais da educação só funcionam se houver diálogo com os estudantes. É de fundamental importância que estes sejam agentes dos processos de ensino.
Obrigado. Equipe de Conteúdo.
-
13/08/2010
cristiane piracicaba
oi marina. fico totalmente triste em ver como é tratada a educação no Brasil. A falta de civismo. Peça pra um adolescente cantar o hino Nacional. mas peça pra ele cantar o funk do momento, esse ultimo ele vai saber.
como vai ser tratado o problema da falta de civismo nas escola no seu governo?

Olá Cristiane,
ao investirmos na educação como base, ao inserirmos os próprios alunos como agentes dos processos de ensino, ao considerarmos os cidadãos como agentes politicos e criarmos mecanismos para democracia participativa todo esse quadro se modificará.
Obrigado. Equipe de Conteúdo.
-
12/08/2010
@JaimeNeto85
Equipe Marina Silva,
É FUNDAMENTAL nomear estas ideias (nomes publicitários). É isso que VENDE a ideia para o povo. É o "Bolsa Família", o "Agente da Saúde" e não a "Assistência social para saúde familiar".
Cria esses nomes, um slogan pra eles, ícone/marca/imagem e pronto! Coloca aqui no site! Vende MUITO melhor! É isso que ganha eleição!
Se precisar de ajuda contem comigo, mas vamo botar esse negócio pra bombar! Precisa chamar a atenção do povo ou ela vai desaparecer no embate Dilma x Serra
-
12/08/2010
Stefany Fernandes
Gostaria de parabénizar sua propostas de governo,porque é disso que precisamos de candidatos que pensem no futuro do nosso país.Que invistão em educação,saúde,etc.Como estou cursando o2º ano do ensino médio me preocupo muito c
-
10/08/2010
Juliana
Tenho lido os tópicos referente a educação e cultura aqui no site e vejo muito sendo discutido em relação as cotas nas universidades públicas.
Estudei em uma universidade onde havia o ingresso de cotistas e posso falar com total certeza que há um despreparo desses alunos ao ingressar na universidade. Eles não conseguem acompanhar o ritmo de uma universidade pública (que ainda é a única instância pública de ensino que possui qualidade).
Reconheço os problemas os afro-decendentes passam no Brasil, sei que ele existe, mas também sei que o problema está na educação de base, lá no ensino fundamental.
Vi muitas ações da Marina para o ensino médio e berçario e poucas para o real problema. O ensino fundamental, que é quando a criança aprende a ler/escrever/interagir, desenvolde suas capacidades sociais e intelectuais. Fase do desenvolvimento que tem consequências pelo resto da vida do ser humano.
As cotas só tapam o sol com a peneira, não resolve o problema. Só coloca na universidade profissionais frustrados propensos a abandonarem a vaga que poderia ser de um outro aluno.
Todos os governantes preferem o povo burro para não saber votar, não saber se defender, não saber exigir seus direitos.
Gostaria de saber qual a preocupação e ações da Marina para esse problema, para o ensino fundamental e o que fazer com as cotas a longo prazo. Melhorando o ensino fundamental não há necessidade de cotas.

Cara Juliana,
Realmente. A longo prazo as cotas não serão necessárias porque haverão avanços tanto no sistema educacional quanto os prejuízos históricos estarão recuperados em diversas áreas.
Quanto as propostas para o ensino medio dê uma olhada no item j desta diretriz e nos textos: "O Brasil que temos" e "O Brasil que queremos".
Obrigado. Equipe de Conteúdo.
-
10/08/2010
Mariana Alves
O assunto educação é fundamental no discurso de quaquer político que tenha a intenção de ganhar nas eleições. No entanto, poucos tratam o mesmo com prioridade, como se a resolução do mesmo não influenciasse diretamente em questões de saúde, educação, meio ambiente, violência e qualidade de vida como um todo. Gostaria de saber qual a prioridade do assunto dentro do programa de Marina. Apesar de seu posicionamento se referir à resposabilidade ambiental, acredito que uma ênfase maior da campanha na qustão educação não irá alterar seu perfil diferencial, afinal ela pertence ao partido verde, mas nada tem nos garantido um real comprometimento com o tema educação. Hoje, no Brasil, a qualidade na educação, que já não é muita, concentra-se no ensino superior. Claro que esse âambito do ensino é importante, no entanto, não seria mais fermentador ao país concentrar os esforços no ensino básico, e assim garantir alunos mais preparados para o ensino superior e técnico? Gostaria também de saber a opinião da candidata em relação a essa questão.
Atenciosamente.

Olá Mariana,
Fica claro que a educação é a "prioridade das prioridades", como diz no texto das diretrizes programáticas: "Convocação". A ideia é pensar a educação como base para as outras áreas bem como é fundamental pensar nas diversas areas governamentais como complementares.
Dê uma olhada geral nas diretrizes programáticas com atenção especial para a diretriz: 3.2.2. Educação para a sociedade do conhecimento.
Obrigado. Equipe de Conteúdo.
-
07/08/2010
Maurizia
Gostaria muito que em debates vindouros pudessem dar mais ênfase na proposta educacional do partido e formular questões aos outros candidatos sobre educação.
-
07/08/2010
camila
Acredito que é preciso investir mais em esportes.
Acho que seria interessante na área da educação, acabarmos com a progressão continuada (alunos não repetem) pois o respeito pelos professores, que já era pouco, diminui ainda mais, bem como a qualidade do ensino.
Acho que seria interessante que os aluno passassem de ano, pois a reprovação faz com que muitos desistam, mas que esses aluno tivessem que novamente cursar as disciplinas onde encoontraram dificuldade, em outro período. Também acredito que se fosssem oferecidas disciplinas diversas optativas aos alunos, (treino em diversos esportes, aulas de línguas estrangeiras, culinária, mecânica, economia, informática, músicas, artes, preparação para vesibular, preparação para entrevista de emprego, etc) esses passariam mais tempo nas escolas, e estaríamos evitando que esses entrassem no caminho das drogas e da violência, fazendo com que a educação ajudasse na questão da segurança, além de formarmos mais atletas e jovens e crianças melhor preparados para o mundo (para o mercado de trabalho, para descobrir sua vocação, para enfrentar os problemas do cotidiano, estudantes com mais cultura e conteudo.
Minha dúvida é: Você concorda com isso? É possível colocar em prática? Você pode fazê-lo?

Cara Camila.
É exatamente isso. É possivel colocar em prática o pensar a educação como base para uma sociedade sustentável. Alguns mecanismos já foram elaborados. Incentivar o ensino técnico, possibilitar a existência matérias integradas, intercâmbios iter-escolas, e ainda inserir em sala de aula discussões sobre a valorização da vida, que possam fazer do aluno um agente modificador do próprio processo de aprendizagem.
Sua sugestão será analisada.
Obrigado. Equipe de Conteúdo.
-
06/08/2010
Cláudio Norberto
Parabens pela vitoria no debate!!!
Vocês ouviram o que a Dilma falou sobre os professores: "os professores são um problema!!!"
Uma vergonha.....
-
06/08/2010
Saulo Teixeira
Gostaria de ver mais Marina falando sobre a educação durante a campanha, pois já tivemos um presidente eleito defendendo que era o mais indicado por que conheceu a pobreza e a fome de perto; e deu certo. Não foi difícil as pessoas se identificarem com ele.
Chegou a hora da Marina mostrar que é possível vencer pela educação. Tem que mostrar que ela é o que é porque estudou. FORÇA MARINA.
-
05/08/2010
elaine ricardo de oliveira/ ibirite/ minas gerais
Ontem envie um e-mail perguntando sobre como diminuir a violencia dentro da sala de aula, e disse que ninguem tinha a coragem de vir a publico debater sobre o assunto. Estava certa, pois nem mesmo minha mensagem apareceu na pagina. Ninguem se dignou a responder! Acho que não é um assunto tao importante assim, afinal assuntos mais importantes como reforma agraria, juros, empregos, saude,... não tem seus problemas originados pela precaria educação brasileira.

Cara Elaine,
A violência em sala de aula é o sintoma de uma educação que precisa mudar suas bases.
O combate a violência consiste na valorização da vida em suas diversas facetas.
Quando há diálogo, incentivo à participação do aluno, à possibilidade dele ser realmente sujeito do seu proprio processo de aprendizagem, este quadro inevitavelmente sofre mudanças.
A continuidade, aperfeiçoamento e expanção dos projetos sociais (3ª geração de programas sociais)unido a viabilização do ensino médio técnico, a promoção de intercâmbios entre alunos de diferentes realidades sociais e a inclusão de discussões em sala de aula que envolvam a valorização da vida fazem parte das estratégias.
Tudo começa quando o estudante é envolvido em processos que fazem sentido para sua formação enquanto cidadão e profissional, valorizado sua capacidade de atuar na sociedade.
Obrigado. Equipe de Conteúdo.
-
05/08/2010
Luis Octavio Gouveia
Marina, além de botarmos em prática suas propostas de governo, é fundamental para resolvermos as principais mazelas da educação, extirparmos a interferência dos pedagogos no trabalho docente dos professores. Bem como, instituir um conselho profissional dos profissionais de educação. Distribuindo-os em câmaras conforme suas competências e particularidades. Poderíamos pensar em uma câmara exclusiva para os Professores de Ciências da natureza, outra para Professores de Ciências humanas e sociais, outra para Professores de disciplinas técnicas, outra composta por auxiliares de Classe (normalistas) e outros profissionais de nível médio ou fundamental que exerçam atividades de apoio pedagógico, e por fim uma câmara restrita aos pedagogos graduados com suas diversas habilitações burocráticas. Num formato semelhante ao do CFEA e seus respectivos CREAS (Conselho regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).
-
05/08/2010
Claudio Norberto
Sei que este documento apenas direciona as ações de governo e dá base para todas as tomadas de decisão de Marina, como Presidente, porem falo com muita afliçao a situaçao real de um estudante brasileiro numa grande cidade como o Rio de Janeiro. Me formei em tecnico em edificaçoes no CEFET rj e fui colocado gracas a isso, no mercado de trabalho, logo passei para UFF, Univ Federal Fluminense e para Uerj Univ. Estadual do RJ, obtei pela Uerj , pois o horario de estudo seria tarde e noite, como nao poderia ficar so estudando, tinha q trabalhar para meu sustento. Hoje ja estou no meu decimo ano de faculdade e nao terminei, pois nao consigo horario para estudo, tive que parar de trabalhar para estudar. Vcs poderiam por favor pensar em uma bolsa para estudantes provenientes de escolas publicas ao inves de bolsas so por etnia, so pela cor da pele. E vergonhoso ve professores tao capacitados sem auxilio, sem oportunidades de aprofundamento, e vergonhoso ve pessoas entrando na faculdade por cotas de racismo ao inves de cotas de possibilidades financeiras. Seria mais viável financeiramente para as faculdades publicas as bolsas do que ficar com um aluno ocupando vaga por tanto tempo ate se formar.
Apoio a Marina e tenho fe que teremos pelo menos a possibilidade de mudanças.

Olá Claudio,
É comum pensarmos nas politicas de ações afirmativas apenas como cotas para negros nas universidades quando, no entanto, são medidas muito mais abrangentes.
No caso das instituições públicas de ensino superior, cada uma possui um regimento interno próprio e adota tais políticas com base nas especificidades da região onde estão localizadas.
Em algumas universidades há reserva de vagas também para indios, estudantes oriundos de escolas públicas, renda baixa e outros grupos que sofrem os prejuízos históricos e sociais. Há também bolsas de estudo que auxiliam estes alunos a terminarem seus respectivos cursos e ingressarem suas pesquisas. Além disso, os metodos para aprovação do aluno incluso nesses programas também diferem.
Marina acredita que, como medidas temporais, as cotas devem ser pensadas de forma ampla, não apenas com foco na questão do negro. Além disso, a discussão deve ser ampliada. Aprimorar os mecanismos para permanencia do aluno nas instituições é importante.
Obrigado. Equipe de Conteúdo.
-
05/08/2010
ANTONIO JORGE
Gostaria de sugerir a candidata Marina, que pudesse analisar a seguinte idéia: que o valor do salário mínimo fosse atrelado ao grau de instrução, ou seja quanto maior a escolaridade maior o valor salário mínimo, desta forma motivaria as pessoas a se instruirem e acretito que o nível de educação do país melhoraria sensivelmente.
-
04/08/2010
maria
Apesar de concodar com seu plano presidencial para educação, queria apenas deixar uma observação, gostei muito da sua iniciativa de unir educação e sustentabilidade, porem as vezes voce dar mais importancia a sustentabilidade, volte ainda mais seu projeto pra educação, que com certeza voce terá meu voto e de quem se importa realmente com esse país!!!! por enquanto é a que eu acho que merece, vou acompanha sempre seus debates, gostei de sua determinação!!!
-
04/08/2010
Elder Lopes
Prezados,
Fiquei feliz em ver a preocupação com a educação além do discurso clichê de gestor e professor, abrangendo outros profissionais, principalmente os Bibliotecários.
Falar de construção de conhecimento sem passar pela leitura, pela competência em informação, é falácia. O profissional Bibliotecário, aquele graduado em Biblioteconomia, tem papel fundamenal nesse processo, mas acaba sendo ignorado e substituido por pessoas sem a formação adequada.
Se Marina defender o apoio a formação de bibliotecas de verdade (não salas entulhada de livros velhos e sem conteúdo), e a inserção de profissional graduado em Biblioteconomia nestes espaços, estou com ela.
Senti falta de proposta para os servidores das universidades públicas brasileiras. A capacitação e o incentivo à qualificação através do plano de cargo já foi iniciado, mas é preciso continuar para que a bandeira da educação não fique só no discurso!
-
03/08/2010
Daniel
Eu queria saber a opinião da candidata em relação a política de inclusão a universidade do atual governo (pro-uni) e qual a proposta concreta nessa área?

Caro Daniel,
O Prouni deve ser aprimorado a partir da complementação de outras políticas de incentivo e apoio estudantil. Ter acesso ao transporte, moradia entre outras. Já existe uma ação do governo federal (REUNI) que garante alguns desses auxilios, mas por enquanto ele vale apenas para alunos de universidades públicas e poderia ser estendido para os que que necessitam deste benefício em outras instituições.
Alguns modelos podem ser considerados como o da UFSCAR e o da UNICAMP. É importante ressaltar que políticas de inclusão são importantes para garantir, além de tudo, uma produção mais plural e democrática e um ambiente acadêmico que preze pela diversidade sociocultural.
Obrigado. Equipe de Conteúdo.
-
03/08/2010
ELIANE
COMO PROFESSORA, CASO GANHE AS ELEIÇÕES, AS RESPONSABILIDADES, E ATÉ PELA ÉTICA NA EDUCAÇÃO, a CANDIDATA MARINA SILVA TERÁ EM SUAS MÃOS ENORME RESPONSABILIDADE PELA FRENTE PARA NÃO DECEPCIONAR COLEGAS E SOCIEDADE COMO UM TODO. SUCESSO E NUNCA ESQUEÇA DESSES OBJETIVOS EDUCACIONAIS DEPOIS. BOA SORTE E QUE DEUS NOS AJUDE SEMPRE! A HISTÓRIA DO BRASIL MERECE MELHORAR MUITO!!!!
-
03/08/2010
Geórgia
Prezados,
Fiquei extremamente emocionada ao ler as diretrizes do plano de governo de Marina Silva. Tenho uma história de vida parecida com a da candidata, pois venho de uma família humilde, mas com muito esforço, dedicação e apoio familiar hoje tenho um bom emprego e curso uma faculdade pública. Senti na pele o dilema da chamada "Escola Plural", onde via meus amigos sendo aprovados com um mínimo de aprendizado. Hoje, a grande maioria deles trabalha em setores de baixa remuneração, mesmo alguns deles tendo cursado o ensino superior.
Em minha família, muitas pessoas estão cursando o ensino fundamental ou médio, e tenho acompanhado de perto a deficiência no aprendizado. Muitos deles não possuem perspectivas de crescimento pessoal e profissional, estão descrentes com seu próprio futuro e se contentam em possuir pequenos bens materiais desnecessários.
Realmente precisamos de uma revolução na educação, pois mais do que a merecida valorização dos professores e profissionais do ensino, é preciso uma conscientização nacional sobre a importância da educação, do desenvolvimento do senso crítico e da formação de pessoas como cidadãs, cientes e conscientes de seus direitos e deveres.
Infelizmente, a história do Brasil é regada por opressão aos menos favorecidos, pela exploração da força de trabalho, pela precarização dos profissionais da educação e das condições das escolas e universidades. E, mais do que isso, a sociedade têm sido manipulada pela imprensa a aceitar a atual situação. As novelas mostram moradas de aglomerados possuindo casas muito bem decoradas e com eletromésticos caros, disfarce do verdadeiro sofrimento que a pobreza causa e colocando sempre a minoria detentora da riqueza como pessoas "boazinhas". Mas será isso realmente verdade?
Temos hoje crescimento econômico a qualquer custo, exploração de mão-de-obra infantil e destruição do meio ambiente. São tantos os problemas, que caberiam em um livro, não e mesmo? Mas não adianta discutir os problemas, mas as soluções. E isso, Marina Silva tem feito com primazia.
Acredito, fielmente, que a educação é o ponto de partida para se criar um país forte e soberano. É preciso mais do que vestir uma camisa verde e amarela para provar o amor à pátria. É preciso lutar, sem medo de dar a cara a tapa e enfrentar os colarinhos brancos.
Marina, meu voto com certeza é seu. Espero que você tenha força e jamais desanime perante as adversidades. O Brasil precisa de você!
-
01/08/2010
Edson Sousa
Vejo na Maria uma oportunidade real para a educação ser valorizada de fato sem excluir um dos principais pilares para uma educação de excelencia: o professor. Não existe fórmula mágica que traga uma educação de qualidade se o professor não for incluído. Sem uma valorização sustentável, intelectual do professor, a educação já resnasce morta em si mesma.
-
01/08/2010
Rosana
Acho importante que, para além das metas principais, sejam divulgados os planos para efetivá-las. Por exemplo: como se dará a valorização do professor, para além do aumento salarial? Não basta elevar os salários e manter as atuais condições de trabalho na rede pública de ensino. É preciso criar um plano nacional de formação continuada, contratar mais professores e construir mais escolas (caso se pretenda o ensino integral). Diminuir o número de alunos por sala, melhorar a infra-estrutura de cada unidade escolar (muitas escolas da rede pública ainda utilizam mimeógrafos!), investir no aperfeiçoamento dos demais funcionários/educadores da escola etc etc etc, são algumas das condições básicas para a melhoria da qualidade de ensino. E por último, não basta investir em uma formação tecnológica dos alunos, priorizando a inclusão digital, se os problemas principais são de ordem anterior! Sabendo o que de fato é proposto e vislumbrando "como" será colocado em prática, fica mais fácil para o eleitor decidir entre acreditar no discurso político vazio de Serra e Dilma ou apostar em uma proposta concreta de Marina. Creio que isso vale para todas as áreas, não só para a educação. O eleitor quer propostas de atuação para resolver os problemas do país e não discurso sobre a crença e os valores dos candidatos.

Olá Rosana,
Você tem razão. Dentro do possível (sem uma dependência do exato planejamento orçamentário) outras propostas estão sendo elaboradas com base nas diretrizes.
Como descrito nas diretrizes, questões como alimentação, saúde, valorização do capital humano, são pensadas juntamente com a educação.
Obrigado. Equipe de Conteúdo.
-
01/08/2010
Daniel Junqueira
Como seria financiado o aumento per capita dos investimentos em educação?
Na parte detalhada de economia, fala-se em limitar o crescimento dos gastos correntes à metade do crescimento do PIB, para diminuir o nível de endividamento.
Imagino que, nesta situação, o governo terá que abrir mão seletivamente de aumentar as despesas uma série de áreas, para dar a margem de manobra que quer para as áreas sociais e investimentos sustentáveis (que tendem a ser marginalmente mais caros).
Quais seriam essas áreas em que o governo "arrocharia" os gastos, mantendo os aumentos de despesa menores que o aumento do PIB - ou, ainda, reduzindo-os?

Olá Daniel,
a proposta é aumentar os investimentos para 7% do PIB na área de educação. Existe ainda uma proposta que não foi votada no Congresso para o próximo plano nacional de educação de atingir a meta de 10% do PIB em 2014.
Para isso há algumas estratégias como a reestruturação de gastos públicos, desburocratização de diversas dinâmicas, além da implementação da Terceira Geração de Programas Sociais.
Obrigado. Equipe de Conteúdo.
-
01/08/2010
Rodrigo
tendo a educação como fundamento meu voto não poderia ser de outra pessoa.
-
01/08/2010
Vítor
Acho que a educação é muito importante para o desenvolvimento do ser humano.Precisamos melhorar o sistema educacional do Brasil.Porém,os alunos precisam se esforçar mais.Muitos não acreditam no próprio futuro,e isso faz com a que os professores não se sintam tão motivados a dar aulas com qualidade.Tenho 16 anos,e apoio a sua candidatura.Para mim,a senhora é a candidata mais preparada para assumir o posto de presidente do Brasil.
-
01/08/2010
Benjamin Courthouse
No ítem "k", não há menção alguma à Reforma do Ensino Superior. Ora, esta é uma questão que já foi discutida e a conclusão
é que se faz necessário, sim, a Reforma.
O próprio Ministério da Educação fez um pedido à Academia Brasileira de Ciências que ajudasse na discussão. Para isso a ABC
criou um documento (em 2004!) intitulado "Subsídios para a Reforma do Ensino Superior".
Se as reformas políticas e previdenciárias são importantes, que dirá as do Ensino Superior.
Sobre a discussão por parte da ABC: http://www.abc.org.br/rubrique.php3?id_rubrique=70
O documento por ela criado encontra-se para download aqui: http://www.abc.org.br/IMG/pdf/doc-29.pdf
Como contido no próprio documento, a necessidade de tal reforma já havia sido posta em 1998 por meio do Manifesto Angra.
-
31/07/2010
Patricia
Li, acredito que sua proposta para educação é forte, consistente.
Para Srª em poucas palavras, como definiria educação de qualidade?

Olá Patricia,
Educação de qualidade é aquela que forma cidadãos e constrói de uma sociedade sustentável.
Uma sociedade democrática e desenvolvida só é construída e mantida por cidadãos, aptos a analisar, criticar, acompanhar e reivindicar o cumprimento dos seus direitos e do bem-estar de toda a população.
A Importância do fortalecimento da educação de qualidade desde a primeira infância é essencial para o desenvolvimento das crianças em sua plenitude e para galgar ganhos de aprendizagem nas outras etapas da educação.
Obrigado. Equipe de Conteúdo.
-
31/07/2010
Ricardo Estrela
Um dos maiores problemas para resolver o Problemão da educação, é que as respostas não são imediatas. Então torna-se difícil para um governante "quebrar os ovos" que devem ser quebrados, gastar o que deve ser gasto, "mexer em vespeiros", sem ter garantia de que ao final do seu mandato os números da educação não serão muito melhores.
Sim, pois se acabar a tal aprovação automática de hoje, onde alunos sem condições continuam avançando pelo sistema de ensino, num primeiro momento podemos ter redução de aprovações e talvez um aumento de evasão escolar, ao menos no início. E os oportunistas podem usar isso politicamente.
O anunciado "apagão da mão-de-obra" já começou. Hoje temos muitas vagas para engenheiros sem ser preenchidas, e muitos engenheiros desempregados. Segundo as empresas, falta qualidade.
Vejo que muitos comentários pedem mais universidades, para que mais pessoas realizem o sonho da conclusão do curso universitário. Isso é bom, mas não pode ser mais prioritário do que melhorar CONSIDERAVELMENTE a qualidade do ensino básico e médio. É uma tristeza para um professor perceber que recebeu um aluno sem condições de aprender a matéria que será apresentada. Não esperem grandes profissionais saindo dessas novas universidades se as pessoas que ingressarem nelas tiverem uma formação pobre.
Voto Marina, na esperança de que ela faça a reforma dura que é necessária.
-
30/07/2010
Ana Lucia Schieck
Marina, acredito que, aliada à Educação, a grande meta do Brasil deverá ser o alcance de uma cidadania plena, onde a corrupção passe a ser exceção e não regra de conduta, e como tal transformada em crime, com tolerância ZERO para atos de corrupção. Este tipo de crime assassina mais que tiros ou bombas, pois mina o país nos seus recursos humanos e financeiros, sendo um verdadeiro escoadouro de verbas que de outra maneira estariam a serviço da Educação, Saúde, Infraestrutura etc. Me exaspera pensar que meus filhos possam um dia olhar suas vidas e acreditar que são tolos por seguir normas de conduta ética, tamanha a quantidade de absurdos que testemunhamos dia a dia na nossa cidade, no nosso estado, no nosso país. Acredito sinceramente que possamos mudar isso, e deposito em você meu voto de confiança.
-
30/07/2010
Péricles Izaias
No meu comentário anterior não estou sugerindo que seja incluido um planejamento operacional nas diretrizes de governo. Estou sugerindo que se coloque a meta mínima de investimento ($$) em educação nas diretrizes de governo. Isto mostraria ainda mais o comprometimento com a educação e ficaria mais facil de mostrar para os futuros eleitores de Marina a importancia que sera tratada a educação

Caro Péricles,
Procuramos sempre responder as demandas vindas através da internet. Algumas vezes as respostas são encaminhadas para os setores específicos para que possamos retornar com uma posição.
Para educação a proposta de Marina é já no ano que vem investir 7% do PIB.
Existe ainda uma proposta que não foi votada no Congresso para o próximo plano nacional de educação de atingir a meta de 10% do PIB em 2014.
Obrigado. Equipe de Conteúdo.
-
30/07/2010
Alexandre de Mello Silva
O Brasil precisa de um museu de ciência e tecnologia a exemplo do Museu de Munique (http://www.deutsches-museum.de/en/information), na Alemanha, onde de criança a adulto pode-se respirar, aprender a gostar e até se apoixanor por tais áreas. Esta sedução, creio ser bastante oportuna para um país que precisa de engenheiros e precisa convencer (atrair) às crianças a se dedicarem mais aos estudos. É um museu extremamente interativo e completo que expõe ciência e tecnologia de uma forma gradativa e interessante, ao qual pode-se ir aos 5, 8, 10, ? , 40 anos e sempre haverá coisas a aprender. Aliás um museu só talvez não seja suficiente! É isso aí, educação na veia de nós brasileiros e por todos os poros da pele! Parabéns Marina.
-
30/07/2010
Lenildo de O. Nogueira
Bastante louvável todas estas iniciativas de melhoria para a educação de base. Precisamos implementar mais qualificação em todos os níveis, acabar com aprovação automática, implementar turno integral, construção de escolas no meio rural. A base de grandeza de um povo está na educação de seu povo.
-
30/07/2010
Cláudio Sisto
Precisamos construír muitas universidades e acabar com a superseleção por exclusão em massa, os genios não são fabricados eles nascem prontos e afloram em seu tempo.
Vamos ter que continuar a importar mão de obra qualificada e sempre depender da tecnologia estrangeira?
Parabéns pela sua bandeira e firmeza em seus ideais, é isso que o Brasil precisa, conte comigo.
-
29/07/2010
Péricles Izaias
Acredito que faltou mencionar qual seria a meta de investimento em educação. Lendo as diretrizes de governo tudo parece ser prioridade. Porém se tivesse neste documento o valor da quantia que seria investido em educação teriamos um comprometimento garantido. Não vejo qual seria o problema de se colocar algumas metas nas diretizes de governo.

Caro Péricles.
Para construirmos uma sociedade sustentável é necessário pensarmos a educação como base. O Brasil tem hoje um dos piores desempenhos segundo a avaliação do PISA - pesquisa internacional acerca da efetividade dos sistemas educacionais.
Não é possível falarmos em planejamento operacional como você sugere, mas podemos garantir uma reestruturação orçamentária.
Obrigado. Equipe de Conteúdo.
-
29/07/2010
David
Pelo que observei atuando nos três níveis de ensino (fundamental, médio e superior), bem como pelo que colegas me relatam, o maior problema com a educação brasileira hoje é a aprovação automática. Infelizmente, acabar com isso não é uma tarefa fácil; é necessário um resgate da imagem do professor, valorizando este profissional (para que ele possa ter autoridade para reprovar o aluno sem ser questionado pela família do estudante, que coloca a culpa na escola ou no profissional). Também são necessárias melhorias na segurança pública, para que os professores não sejam ameaçados ou coagidos por alunos e traficantes infiltrados em escolas. Adicionalmente, é necessário que governo e sociedade respondam a uma pergunta fundamental: qual é o cidadão que queremos formar? Não há um "projeto" de homem ou cidadão na educação brasileira, o que nos deixa sem parâmetros e sem diretrizes. Todo processo educativo tem um ideal de homem a ser formado, e sem isso evidenciar a relação entre os diferentes campos de conhecimento fica dificultada.
David - biólogo, mestrando em filosofia e filiado ao PV do ES.
-
29/07/2010
Silvio
Educar para crescer!!!
Eu faço a minha parte, eu voto Marina
-
29/07/2010
Jeferson Vicente
Li criteriosamente o seu plano para a educação. Quero dizer que há setores no país, como o meu, em que já existem diversas escolas, sejam técnicas ou não.
Peço para que em setores como o meu, não seja construído mais escolas, peço para as que existem sejam melhoradas. O ensino no país está afundando cada vez mais. Peço para repensar o fato de estudantes não poderem repetir pela suua nota. Isso é ignorância!
Nos locais como o meu, só precisa que as escolas que existem sejam melhoradas, com profissionais melhores valorizados e consequentemente melhor qualificados. Uma fiscalização ativa em relação aos profissionais que estão atuando, e um possível remanejamento de locais, pois existem atualmente professores que moram em locais próximos de escolas, mas por motivos maiores (governo) foi deslocado(a) para uma distância considerável.
Mais uma vez destaco: Melhorem o ensino com a estrutura que já existe em setores que não precisam de mais quantidade e sim qualidade!
Agradeço desde já.
-
29/07/2010
Marcos
Se a Srª for eleita e fizer metade do que está prometendo para a educação está ótimo!!! Todo candidato é assim promete muito, mas faz pouco.....

Caro Marcos,
diferente do que ocorre, Marina não faz promessas de campanha.
Essas são apenas diretrizes que permearão as tomadas de decisão.
Para Marina a Educação é a base para construção de uma sociedade sustentável.
Muito obrigado.
Equipe de Conteúdo.
-
29/07/2010
Cristina Festa
Por que não um PROJETO voltado para Instituiçoes BANCÁRIAS/FINANCEIRAS "Ädote uma Escola Pública". Cada Agência em nosso Brasil deverá adotar uma Escola Publica para ter permissão/autorização para seu funcionamento. Deverá fazer parceria com as Universidades (qualificaçao de professores/projetos pedagógicos). Enfim Marina Silva ficaria imensamente grata se sua equipe, conduzida por você , aprofundasse a idéia, quem sabe talves um sonho distante mas que na condução e responsabilidade por pessoas comprometidas como vocês em FAZER A DIFERENÇA, será um dia REAL.

Cara Cristina,
Sua sugestão será repassada para especialistas e considerada na elaboração do plano de governo de Marina.
Obrigado. Equipe de Conteúdo.
-
29/07/2010
Frederico Ferreira Moreira
Interessante o programa de educação que esta sendo proposto, principalmente no que tange ao reconhecimento do profissional atuante nessa área, conforme o disposto no item "f". Porem, faltou falar especificamente da reestruturação física das escolas e universidades públicas, que atualmente estão sucateadas e sobre a criação de mais unidades de ensino. O item "j" chega a falar sobre a ampliação do acesso a educação e condições adequadas de uso de predios e equipamentos. Mas falou de forma genérica, acho que esse é um ponto que vocês podem explorar mais, apontando um padrão de escola como exemplo, citando a reestruturação de mesas e cadeiras, materias de uso pedagógico, retoprojetores, iluminação adequada, materias didáticos atualizados, lógico, tudo dentro do que vocês acham que será possível fazer, com a finalidade que o eleitor possa visualizar as melhorias. Aqueles que apoiam a sua candidatura possuem visão crítica suficiente para entender o que significa o "amplo acesso", porém temos que convencer uma parte dos demais eleitores atraves dos detalhes uma vez que para muitos falta até a capacidade de compreensão.

Olá Frederico.
Este documento apenas direciona as ações de governo e dá base para todas as tomadas de decisão de Marina.
As especificidades relativas a melhoria na estrutura escolar já estão sendo estudadas.
Muito obrigado. Se tiver sugestões específicas sobre esses materiais sustentáveis por favor contribua. Obrigado.
Equipe de Conteúdo.
-
28/07/2010
Bárbara Karolyne
Realmente nosso país precisa aprressadamente desse olhar para educação, temos que ressaltar que o Professor aqui no Brasil deve ser totalmente recompensado, a educação e conhecimento é base para formação de cidadãos críticos que sabem do que estão tratando, e em vez dos nossos jovens estarem se perdendo, sim utilizarem dessa fonte de conhecimento, e para isso é preciso que todas as propostas sejam executadas rigorosamente. É preciso realmente investimento na educação e também fiscalização do dinheiro oferecido pelo governo em cada estado, para que a corrupção, nao seja comum, mas quebrada pelos valores e príncipios ditos por vós mesmo!
-
28/07/2010
Marcos Aurélio de A. Costa
Senti falta da atividade física, esportiva e de lazer, no programa.
A Educação Física Escolar, em particular, é fator de promoção social e da saúde física e mental do jovem. As escolas municipais e estaduais não dispõem de espaços adequados para aprática esportiva, nem de equipamentos e implementos para as aulas práticas.
O governo federal, atual, quer transforma o Brasil numa potência esportiva mundial (Olimpíadas/2016), com atletas formados únicamente nos clubes e escolas privadas.
A escola pública não tem o apoio devido dos citados governos para desenvolver o minimo necessário no campo da atividade fisica e esportiva na escola.
Assim sendo, sugiro programas específicos do governo federal para a reestruturação física e material das escolas municipais e estaduais, na área da Educação Física Escolar.
-
28/07/2010
daltro
Sem dúvida que o problema está na educação básica. Nosso sistema de ensino ainda é um dos piores do mundo. A aprovação automática na escola é uma verdadeira vergonha nacional, conseguimos criar um grande exército de semi analfabetos diplomados. Nossa escola ainda privilegia a memória fotográfica (decoreba mesmo), frente ao raciocínio lógico, tão necessário ao ramo de exatas.
Precisamos analisar o porquê dessa deficiência, principalmente diante do corte de 2 bilhões para a área de educação, feito recentemente pelo governo. Devemos deixar a ingenuidade de lado, e perceber que todos os que estão no poder, têm plena consciência da necessidade de melhorar com extrema urgência a qualidade do sistema de ensino. Logo, a atitude tomada diante desse nosso problema é intencional, e planejada. Isso vem de longe, é anterior inclusive à abertura democrática.
Devemos olhar nosso país e os outros como empresas. O brasil seria uma das mais ricas do mundo, mas com um diferencial, o número de sócios extremamente reduzido frente às demais. Ora, os sócios somos nós, uma pequena população comparada às grandes nações do mundo. Porque então o povo vive tão mal?
É muito simples, e de tão simples que se demonstra, torna-se impossível não apontar a cumplicidade de todos os nossos governos, inclusive o atual, durante várias décadas. Nossas riquezas naturais são tão fabulosas, que podem ser desviadas pela corrupção em grandes volumes, sem que gerem significativos riscos de conflitos e miséria extrema.
Na verdade, o país vem sendo vendido sistematicamente, inviabilizando o desenvolvimento de nossa juventude, que se vê totalmente desprezada. Nossos jovens são condenados a ser cidadãos de terceira qualidade, pois precisam satisfazer a ância daqueles que exploram e vendem nossa nação. É assim que manipulam premeditadamente, numa verdadeira lavagem cerebral, toda nossa população. É a tática de repetir uma mentira várias vezes, até que se torne verdade. Dessa forma, atuam em conjunto com a mídia, para nos fazer crer que somos pessoas inferiores aos demais. E parece que acabam conseguindo, de forma praticamente unânime, convencer-nos disso. Ou não?
Por isso não respeitam os estudantes e o povo, não investem na educação. Podem dar as mãos o Lula, FHC, Collor, Itamar, e Sarney, não faz diferença. O ensino continua um dos piores do mundo. Não queremos ser inferiores, nem superiores, mas apenas iguais e com o mesmo direito dos outros.
Mas isso faz parte da tática, precisam nos imbecilizar ao máximo. Só assim nos convencerão de que somos incompetentes mesmo. Alguém duvida disso?
Incompetentes:
para desenvolver o projeto SIVAN
para desenvolver a TV digital
para construir os caças da FAB
para construir os tanques do exército
para construir o trem bala
Imaginem quantos profissionais altamente capacitados foram desenvolvidos no exterior. Pensem nos salários fabulosos que são pagos para esses gênios. Parece que não adianta nada apenas ser gênio, se não houver união e organização, estaremos sempre condenados a ser os burros de carga?
Você que duvidou, responda: Porque ainda continua votando neles? Obviamente, porque eles lhe convenceram de que você é mesmo incompetente. E assim podem vender os sonhos de nossa juventude.
Americanos, europeus, e japoneses agradecem e mandam um abraço pra vocês.
De fato, não passa nem de longe na cabeça deles, um sistema de ensino avançado em nosso país. Porque teríamos condições de desenvolver absolutamente tudo, com nossos próprios recursos naturais e humanos. Essa idéia traria pânico aos que vendem o país, pois projetos como os que apontamos acima, são negociados a peso de ouro, o qual entra direto na conta da Suiça, ou através de transferência de ações das grandes companhias, sem ser preciso nem passar pelo imposto de renda.
Aprofundando ainda mais no problema, podemos dizer que não encontramos soluções fáceis. A corrupção tem raízes profundas no Brasil, até mesmo por motivos históricos. A meu ver, a única saída seria inovar. Se quisermos chegar ao patamar dos países desenvolvidos, precisamos fazer melhor do que eles; pois se fizermos apenas igual, continuaremos muito atrás, e na eterna dependência dos mesmos. Nesse sentido é que devemos voltar a atenção para o aperfeiçoamento de nossa democracia e suas instituições.
Não vejo outra forma de enfrentar esse paradigma, nossa revolução está na internet. É preciso encontrar meios de discutir nossos grandes problemas coletivos, onde todos, o país inteiro, possam debatê-los, deixando suas opiniões; para que posteriormente sejam votadas, encaminhando-as diretamente ao poder executivo. É o que se tem chamado de DEMOCRACIA DIRETA DIGITAL DDD. Esse blog é uma grande iniciativa, talvez um embrião para aquilo que virá em breve.
Se tomarmos a frente, o país passará a ser influenciado por quem realmente se interessa em seu desenvolvimento, os estudantes, a empresa nacional, e o povo em geral. Os políticos precisam mudar radicalmente, não há mais espaço para corrupção na política. Imaginem todo o mês se fazer um verdadeiro plebiscito, onde todos nós votaríamos diretamente os projetos de Lei, orçamento, casos de conselho de ética, etc. Além de não ficar nada que fosse de nosso interesse engavetado, ainda economizaríamos rios de dinheiro, que passariam a ser investidos na educação e pesquisas. Ou alguém acha que o mensalão acabou? Porque tem tanto projeto engavetado? Só votam aquilo onde recebem propina, essa é a nossa realidade atual.
Outra questão importante da educação, e principalmente na área de exatas, é o desprezo para com nossas empresas. Na China, um produto é desenvolvido de graça e colocado no mercado em poucos meses. Nos EUA, cerca de 70% das pesquisas são financiadas pelo governo, e exploradas pela iniciativa privada. Aqui é mais barato para nossos empresários comprar equipamentos e tecnologia desenvolvidos no exterior, do que desenvolvê-la através de nossas universidades, onde os alunos precisam de aulas práticas, tem-se ótimos professores e laboratórios, e, embora modesta, sempre há verba para pesquisa, que poderia ser complementada pelas próprias empresas interessadas, não fosse a burocracia e a má vontade.
Por fim, sugiro aumentar em pelo menos para 10% da arrecadação, a verba obrigatória para educação e pesquisas. Onde o que for empregado em pesquisas, deverá ser vinculado ao desenvolvimento de tecnologia para nossas empresas nacionais. Ou seja, só recebe verbas quem demonstrar os resultados na prática.

Caro daltro,
Um dos instrumentos a serem desenvolvidos e aplicados com maior eficácia é realmente a internet.
Não podemos falar em porcentagem sem conhecer o orçamento atual da união reservado para questão, mas podemos afirmar que o investimento em educação deve ser priorizado e repensado de forma sustentável.
Obrigado pelas sugestões.
Não deixe de fazê-las.
Equipe de Conteúdo.
-
28/07/2010
Jayme Martins
Considero indispensável especificar a necessidade de adoção de uma política para o ensino de Ciências nas escolas fundamentais, envolvendo os integrantes da comunidade escolar, o que envolveria inclusive a criação de Museus de Ciência e Tecnologia pelos governos estaduais e municipais, como tivemos oportunidade de ver em Barcelona, Pequim e outras cidades chinesas, os quais difundem conhecimentos científicos básicos.
Trecho do livro"Programa Ciência em Foco: diagnóstico do impacto inicial" (Eliane Ribeiro de Andrade e outros, Editoras UNIRIO/RITLA): "..... o ensino de ciências com experimentações promove diferetes aptidões -- motoras e psiquicas -- nas crianças, as quais colaboram na formação de um adultomais pleno e consciente".

Caro Jayme,
Incentivar o pensamento e a produção científica é fundamental.
Obrigado pelas sugestões e fontes.
Equipe de Conteúdo.
-
27/07/2010
Adriano Paulino Menezes
Gostaria de agregar dando um incentivo ao ensino profissionalizante de 2º grau de modo a ser uma porta de emprego e uma força motriz para a economia. Poderia-se voltar com a política de curso técnicos incentivando os jovens a saírem do mundo das drogas e conseguindo um estágio ou primeiro emprego nos multiplos setores da infra-estrutura brasileira.

Caro Adriano,
é isso mesmo. A proposta é criar instrumentos e mecanismos para o aumento e diversificação de vagas de ensino técnico.
Obrigado, Equipe de Conteúdo.
-
27/07/2010
Fernando Vilar
Gostei do programa visando a educação.
A meu ver, a educação é a base de uma sociedade centrada, justa e desenvolvida. O Brasil hoje tem indicadores excelentes com relação a economia, estamos avançando assim como os principais países emergentes, porém não avançamos em nível intelectual. Somente investindo na educação desde sua base até o nível superior conseguiremos mudar a realidade, os benefícios são diversos, com educação estaremos capacitando os cidadãos a pensarem por si mesmos , eleitores conscientes, mão de obra intelectual.
Podemos passar de emergentes a desenvolvidos economicamente, porém tem de haver uma revolução na educação para nos transformar em desenvolvidos intelectualmente.
Parabéns pelo seu programa em relação a educação.
-
26/07/2010
DIRCEU DIAS
Uma usina de reciclagem de lixo,para ter viabilidade econômica, deve processar pelo menos 3.000 toneladas de lixo por dia.
Nem Curitiba alcança esta quantidade.
Por esta razão a atividade de reciclagem de lixo tem que estar a cargo do Estado, e não do Município, para poder integrar este serviço em vários municípios.
-
26/07/2010
DIRCEU DIAS
As soluções para abastecimento de água, e a consequente coleta de esgotos, exige que esta atividade seja gerida pelo Estado , e não pelos Municípios, porque nem todos tem fontes de água, dinheiro e gente qualificada para solucionar o problema.
Também a Educação, em todos os seus níveis, deve ser gerida pelo Estado porque pelo menos 90% dos nossos municípios não tem pessoal qualificado para promover a reforma que precisamos.
Estudem a revolução que o Obama está fazendo na educação dos SA

Caro DIRCEU DIAS,
Deve haver maior integração entre municipios, estados e União para que atividades como o abastecimento de água possam funcionar de forma efetiva e sustentável.
O mesmo vale para os processos que envolvem a área da educação.
Obrigado pela sugestão,
Equipe de Conteúdo.