Postado em 01/06/2010 por Marina | Categoria(s): Geral

Marina defende união civil de bens entre homossexuais

172 Comentários


A pré-candidata do PV à Presidência da República, senadora Marina Silva (AC), afirmou, em entrevista ao Terra TV, que é favorável ao direito dos homossexuais à união civil de bens.

“É um direito (a união civil de bens) que as pessoas têm. Se as pessoas têm um patrimônio junto, por que não podem usufruir desse patrimônio? Se têm uma união estável, por que não podem ser beneficiários do mesmo plano de saúde?”, indagou Marina para na sequência declarar seu apoio à reivindicação do movimento LGBT.

Até hoje tramitam no Congresso Nacional projetos que regulamentam o assunto, entre eles o da então deputada Marta Suplicy (PT-SP), conforme destacou a presidenciável.

Marina esclareceu que faz distinção entre união civil e casamento. “Entendo casamento como um sacramento”, afirmou. Para ela, um relacionamento homossexual não pode ser enquadrado nessa categoria. A presidenciável afirmou que esse posicionamento se deve a sua profissão de fé. Marina é cristã evangélica.

“Prefiro que o movimento gay olhe para mim e diga que a Marina nesse aspecto (conceito de casamento) não pensa igual a mim”, declarou para justificar a transparência que considera essencial na abordagem do tema.

Ressaltou que um Estado laico deve assegurar os direitos de todos e para todos. Criticou aqueles que, em período eleitoral, mudam de opinião sobre questões como crença religiosa e aborto de acordo com as pressões de parcelas do eleitorado.

“Eu defendo a diversidade e não vejo por que não possa ter o direito ao meu ponto de vista. As pessoas precisam saber claramente que este ponto de vista não vai cercear os direitos do cidadão e da cidadã”, concluiu a pré-candidata do PV.

Comentários

  1. Daniel
    25/01/2012

    Muito imparcial Marina, laica, coesa e justa, união civil porque a fé esta no coração de cada um, para os que defendem a desigualdade entre heterosesual e lgbt, a constituição é laica e tem como objetivo dar direitos iguais para todos, eu disse todos!

  2. MSJ
    04/10/2010

    João Pedro, quem disse que só ligamos para sexo, drogas e Rock. Não sei se já leu alguma vez a bíblia, infelizmente para algumas igrejas sim, vc nao pode generalizar ou ser determinista. Você está sendo um preconceituoso e está querendo um país sem preconceito?
    Não sou gay e sou evangélico, mas acho injusto 2 pessoas que vivem juntas, trabalarem juntas, montarem uma vida juntas, e quando uma morre ou separa por algum motivo, elas não tem direito a nada. Isso sim é injustiça. O ESTADO É LAICO (se vc nao entender o que é um ESTADO LAICO – Governa para todos independentemente de religião)

  3. João Pedro
    30/09/2010

    você precisa meditar na Palavra de Deus pra entender que as coisas não são bem assim como você está pensando. Se Deus permitir, nós seremos os homens e mulheres que formarão as famílias cristãs em tempos muito difíceis, se não os mais difíceis de todos os tempos. O governo já dá muitos, mas muitos péssimos testemunhos como injustiça social, corrupção, mentira, suborno, etc, e eu nunca vi essa “igreja” se manifestar tanto quanto está fazendo hoje. Porque será? Eu não tenho a melhor resposta mas arrisco algumas: 1. Já não ligamos mais pro pecado cometido pelas autoridades, 2. pecado pros evangélicos, “povo Gospel”, só é sexo, drogas e rock&roll. O resto fica em segundo plano sendo que pra Deus pecado é pecado, mas nós achamos que dar direitos civis a g.a.y.s é uma coisa horrível, mas toleramos pseudo-irmãos orarem com $$$ de corrupção! Contra isso, eu não vi NENHUMA igreja se manifestar! Porque? “Nossos filhos podem aprender a serem avarentos, orgulhosos, individualistas, corruptos, injustos, etc, MAS G.A.Y.S NÃO!!!!”

    Com Marina, Dilma, Serra, Tiririca, ou quem quer que seja, Deus continuará sendo o mesmo, suas promessas irão se cumprir, e as portas do inferno não prevalecerão sobre a Igreja!

    Vocês andam aprendendo direitinho a cartilha do medo que os estadunidenses amam fazer com suas mídias pra manipular o povo, vide guerra fake contra o “terror”… deu em alguma coisa boa detonar com o Iraque? Não! E como usaram o Nome santo do Senhor até pra justificar esse lixo de guerra, não é? Eu ouvi amigo gringo falando que o Bush era homem enviado de Deus para “proteger o mundo e a Ameeericaaa!” Isso é pecado, pegar o nome de Deus pra justificar medidas políticas que o homem inventa! A profecia de jesus em Mateus 24 vai se cumprir e talvez nós tenhamos que passar por ela!
    Você consegue entender isso? Que os dias serão piores? Que muitos perderam suas vidas e suas famílias se quiserem permanecer em Cristo? Que as igrejas se esvaziarão? Que seremos duramente perseguidos? Se não formos nós, serão outros irmãos, talvez nossos filhos e/ou netos!!!

    Um coisa que eu ensino na EBD e acho que é a forma mais simples de te esclarecer sua última pergunta: Será que Cristo facilitaria o pecado???

    Lembra do Jardim do Éden? Lembra da árvore do Conhecimento do Bem e do Mal? Aquela cujo fruto se fosse comido, nós morreríamos? Aonde ela estava no jardim???
    Resposta: BEEEM no meio do jardim!
    Tinha sistema de circuito fechado, muros altos em volta da árvore, cães de guarda, anjos com espadas, fosso com jacarés, etc pra que nós não comessemos do Fruto???
    Resposta: Não!

    PORQUE, MEU DEUS??? Porque ele quer você e eu completamente, por isso, tem que ser de forma voluntária a total renúncia nossa diante de Cristo! Ele não quer crentes robôs, mas ex-pecadores remidos que reconheceram seus pecados e se arrependeram de todos eles! Com leis ou sem leis, as pessoas continuarão a pecar, mas Deus continuará a chamar todos para a salvação até que Jesus volte.

    Descansa em Deus, busque a Ele que assim ninguém vai se decepcionar.
    No fim das contas, eu acho, na minha opinião, que quem quer que seja vai ter que ceder pra um monte de coisas que não concordamos… basta ver a tendência nos países ditos desenvolvidos!
    O nosso Reino não é deste mundo e Jesus breve voltará para nos levar ao lugar o qual ele disse que estava preparando para os seus.

    Nada de fundamentalismo religioso nisso, hein, isso é uma real.

  4. LUANI
    28/09/2010

    VEJO QUE MARINA ESTÁ MAQUIANDO UMA CASO TOTALMENTE ERRÔNEO E NÃO QUER FICAR MAL DIANTE DOS HOMOSSEXUAIS.
    MARINA OU VOCÊ É EVANGÉLICA OU NÃO É.
    VOCÊ NÃO PODE SERVIR A DOIS SENHORES.

  5. Tiago Atzevedo
    28/09/2010

    Não se pode confundir direitos Civis com dogmas religiosos, a igreja católica não faz casamento religioso de alguem que seja divorciado, mas é um direito civil que uma pessoa possa se casar novamente caso se divorcie. A igreja protestante não aceita adoração, ou culto à imagens ou santos, mas não é crime que os católicos rezem aos santos, e festegem seus dias (que inclusive são feriados). Eu não teria direitos perante a lei se eu fosse ateu?
    Marina se coloca muito bem em respeito a esse tema, não foge de seus dogmas religiosos, nem do bom senso. Sabe que isso é um direito civil, e não pode julgá-lo por não ter o mesmo pensamento filosófico, ou religioso.

    MARINA 43!

    pensem nisso!

    Tiago Atzevedo
    atzevedo.blogspot.com

  6. A questão aqui não remete ao fato da religiosidade, mas do direito pleno. Marina tem essa posição e deve ser respeitada. }E}la é contra a união mas não contra os direitos adquiridos no tocante aos bens que os dois consguiram construir. Marina assim como cada brasileiro tem direito a expressar sua opinião independente de raça, cor ou credo.

  7. AUGUSTO SILVA
    24/09/2010

    Bem Irmã Marina, a Sra. como serva de DEUS, pega mal esse colarzão no pescoço e ainda mais sendo da Assebleia de Deus como fica nossa moral de evangélicos que não temos este costume se a assembleia proibe colar, pulseira, brinco e calça comprida e a senhora usa tudo isso e ainda é a favor de varias coisas que é contra a Bilblia Sagrada ,,, e ai me dê uma resposta ok irmã Marina

  8. Scott Trevor
    24/09/2010

    Parabens a Marina que mesmo sendo evangelica expressa uma mente aberta e adequada ao seculo XXI. Assim como respeito a religiao de cada pessoa que aqui colocou seu comentario gostaria muito que minha condicao sexual tambem fosse respeitada!
    Nos homossexuais lutamos pela uniao civil, nao pretendemos entrar em uma igreja para pedir a bencao do pastor ou padre.
    O que queremos sao direitos legais que qualquer casal heterossexual possui.
    Dividimos a vida, o amor e o lar com outra pessoa do mesmo sexo e porque nao podemos perante a lei ter os mesmo direitos daqueles que dividem com pessoas de outro sexo?
    Antes de votar eu estou pesquisando os candidatos que nao somente vao manter uma boa economia, investir em saude e educacao mas tambem que va defender os direitos de todos os cidadaos.

  9. João Pedro
    24/09/2010

    “Marina esclareceu que faz distinção entre união civil e casamento. “Entendo casamento como um sacramento”, afirmou. Para ela, um relacionamento homossexual não pode ser enquadrado nessa categoria. A presidenciável afirmou que esse posicionamento se deve a sua profissão de fé. Marina é cristã evangélica.”

    só precisa ler um pouco a noticia pra ver que ela ainda mantém o carater!

    desculpe, mais esse video só fortaleceu meu pensamento de que a Marina é a melhor candidata a presidência.

    Argumentação FAIL… huahuahuhauha pq não fazem isso com os outros candidatos e porque é só com a marina??? seus bobões.

  10. Matheus
    23/09/2010

    Todas as outras relações sexuais são sempre e absolutamente erradas. Relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo são absolutamente proibidas por Deus (Romanos 1:24-27; 1 Coríntios 6:9-11). Deus não criou Adão e João. Ele fez uma mulher, Eva, como uma parceira apropriada para Adão. As relações sexuais antes do casamento, mesmo entre pessoas que pretendem se casar, são condenadas por Deus (1 Coríntios 7:1-2, 8-9; Gálatas 5:19). As relações sexuais extra-conjugais são também claramente proibidas (Hebreus 13:4). vai firme Marina, más não seja a favor o que é contra a palavra de DEUS … se a biblia condena o casamento também condena a união de bens.

  11. Eveline Lorena
    22/09/2010

    Como evangélica eu não aceito, porém tanto faz que se realize tais casamentos mas com limitações pois sou a favor da família NORMAL e não ensinando a nossos filhos que ser gay é bom. Eu votarei nela mas espero que nao aceite a lei PL122.

  12. Regiane Peroso
    21/09/2010

    Marina merece a presidência pela campanha tranparente que vem fazendo. Por demonstrar calma e seguir passo a passo nos trilhos da verdade. Sou homossexual e entendi o ponto de vista do qual ela tentou passar, estabilizar a união civil que fortalece um casal simboliza que ela respeita o ser humano indepentende de ser contra as crenças e religião, ela conseguiu ver que somos humanos e necessitamos de direitos iguais… mas não aprova a relação homossexual e nem mesmo é obrigada, cada um carrega junto de si o direito de opinar, conceituar,e o importante nisso é que ela soube respeitar o próximo mesmo tendo pensamento diferente ao meu… e mesmo assim os defende até onde ela consegue ir. Mas quanto ao resto a gente vence!

  13. Junior
    21/09/2010

    NENHUM EVANGELICO DE VERDADE É FAVOR QUE O SEU Pr FAÇA CASAMENTO DE PESSOAS DO MESMO SEXO FOMOS ENSINADOS PELA PALAVRA DE DEUS QUE É CONTRA ISSO, MAS EU CONCORDO COM AS PALAVRAS DA MINHA PRESIDENTE, E QUEM DISSE QUE ELA FEZ CAGADA AI, ASSISTA O VIDEO DENOVO COM ATENÇÃO QUE VC VAI ENTENDER OQUE ELA DISSE, MULHER DE DEUS, VAI MUDAR A HISTORIA DO BRASIL, VCS VÃO VER.AGORA A DILMA DISSE QUE NEM JESUS QUERENDO TIRA ESSA ELEIÇÃO DELA, ISSO SIM QUE É FALTA DE RESPEITO, AINDA TEM MUITO ‘CRENTE’ QUE VOTA EM DILMA.. VEJA A MATERIA NO LINK. http://blogdehoje.wordpress.com/2010/09/17/dilma-nesta-eleicao-nem-mesmo-cristo-querendo-me-tira-essa-vitoria

  14. Não acho que a Marina tenha um posicionamento incisivo quanto a essa questão! Ela parece fugir da pergunta por meio da diferenciação entre casamento religioso e laico. Ora, a mudança ou a não mudança da concepção do casamento religioso não depende dela, portanto, óbvio que não estamos falando disso. E quando ela chega a resposta, depois de muitas voltas, diz que “é a favor”. Duvido! E mais, diante dessa situação não basta “ser a favor” ou não. Também sou “a favor” da preservação do meio ambiente, mas o que eu transformo daqui do meu computador? NADA! Que ela seja a favor não é lá grande avanço, poderia ser pior? Sim, poderia. Mas, sinceramente, hoje eu creio que alguém que quer se presidente do Brasil tem que FAZER mais e não somente apoiar. A pergunta é: será que se depender dela, ela vai mudar isso? Vai dar aos homossexuais o DIREITO de casar (no civil, óbvio) e de garantir todos os direito que os cidadãos brasileiros heterossexuais têm? Vai fazer isso com o mesmo empenho que luta pelo meio ambiente? Continuo duvidando. Portanto, acho que não foi uma resposta sincera, tão pouco convincente.
    PS: sou “apoiadora” da condidatura de Marina Silva.

  15. Matheus
    14/09/2010

    O Senhor Jesus deixou bastante claro o que ocorreria num âmbito moral nos dias que antecederiam Sua volta:

    “Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar” (Lucas 17:28-30)

    O que ocorria em Sodoma para que fosse destruída? O profeta Isaias nos responde:

    “O aspecto do seu rosto testifica contra eles; e publicam os seus pecados, como Sodoma; não os dissimulam. Ai da sua alma! Porque fazem mal a si mesmos.” (Isaias 3:9)

    Ou seja, a população de Sodoma, não apenas praticava atos sexuais contrários ao plano de Deus (Gênesis 19:5-8), mas também publicava os seus atos! Ou seja, expressavam publicamente e sem nenhuma constrangimento suas ações contrárias ao plano do Senhor, numa clara atitude de desafio ao Criador. É isso que faz grande parte da mídia. Publica (torna públicos) os pecados. Essa é mais uma situação que nos leva a crer que a bem-aventurada esperança, a volta gloriosa do Senhor Jesus, está muito próxima!

  16. Rafaell
    13/09/2010

    Parabéns!
    Eu sou homossexual, e como tal luto pelos direitos a serem adquiridos por nós! Porém, nem por isso, critico o ponto de vista da Marina. Gosto de transparência, e prefiro que ela se posicione com a verdade dela, do que com uma “manobra eleitoral” para agradar a “A” ou “B”. De toda forma Marina, como ja foi esclarecidos por colegas, a luta dos homossexuais e/ou casais homoafetivos é pela legalização da união civil, essa história de “casamento gay” é uma questão meramente midiática. Volto a reforçar e posso até ser redundante: A Luta LGBT é pela LEGALIZAÇÃO da UNIÃO CIVIL! Nunca sonhei em entrar na igreja de véu e grinalda…. E acredito que possa estar falando pela grande maioria.
    Outro ponto que gostaria de esclarecer é a questão da “opção”, é mais do que sabido nos dias atuais que é: Homossexualidade e não “Homossexualismo” e que não optamos no tocante à sexualidade, somos condicionados à ela. Portanto, a condição sexual de fulano “A” ou “B” é homo, hetero ou bissexual.
    Dito isto, meu voto é seu Marina!

  17. Wanessa Pimentel
    29/08/2010

    Estou contigo Marina!
    Sua transparência é o que faz de vocês a candidata mais recomendável para ser presidente de nosso país.
    Discordo do Francisco. Você não pisou na bola, isso nem de longe foi “horrível para a história” do PV, você continua defendendo a igualdade (se ele realmente viu o vídeo com sua entrevista, sabe disso) e o PV continua sendo sério e respeitado!

    Um abraço,
    Torço pela sua vitória!

  18. Daniel
    26/08/2010

    A Marina confunde. Pra ela, casamento é apenas relgioso. Esse rótulo de “casamento gay” foi inventado pela mídia. A luta, na verdade, é pela união civil. O Brasil é um país laico. Não dá pra criar uma lei que obrigue as religiões a realizarem o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Cada religião tem seus dogmas. Temos que respeitar.

    Outro erro da Marina é dizer que a homossexualidade é opção.

    Mas meu voto é dela!

  19. Francisco, acredito que as pessoas confudem- e sempre confundiram, o nome casamento (este está intimamente ligado à religião) e união civil (que é o mesmo que casamento civil).
    Marina aqui fala de união civil, como casamento civil. E há sim uma corrente dentro do movimento GLBT que luta pelo cassamento religioso também, e é a isso que Marina é contra.
    Te aconselho a ler um pouco da entrevista com Camillie Paglia, uma estadunidense que sempre se notabilizou pela defesa dos direitos dos homossexuais, para a Cult, ela fala sobre isso. Aqui vai o link.
    http://revistacult.uol.com.br/novo/entrevista.asp?edtCode=2BB95253-7CA0-42E3-8C55-8FF4DD53EC06&nwsCode=E86F626C-9344-468B-870B-81811A57C805

  20. Marco Baima Júnior
    24/08/2010

    Vejo que não se trata de um ato vergonhoso defender a sua fé, apenas de transparência. Direito civil à união cabe aos legisladores de um Estado permitir ou não; já a questão de casamento é um conceito que se originou de um sacramento da igreja cristã. Marina é cristã e não concorda com o sacramento cristão do casamento entre homossexuais, algo que a “legislação” da Bíbila, inalterável, não aceita. Entretanto, ela defende que todos temos o direito de sermos considerados iguais pela legislação dita “terrena”, fato que deve ser preservado e defendido pelo Estado laico, onde há separação entre Estado e Igreja. Não vejo, igualmente, que o PV deixou de ser um partido sério; pelo contrário, atesta ainda mais a sua seriedade por contar com políticos como Marina, que não mudam de concepção e crença apenas por se tratar de ano eleitoral.

  21. Francisco Boni Neto
    23/08/2010

    É casamento *civil*, ninguém tá falando em casamento religioso Marina.

    Que pisada na bola, horrível para a história do PV que sempre defendeu a igualdade e ERA um dos partidos mais sérios do Brasil

  22. Ricardo Fonseca
    11/08/2010

    Parabéns!
    Mariana vc ja tem o meu voto é de toda minha compania que chega 1400 pessoas, pode contar com agente…
    um forte abraço!!

Adicionar comentário

Postado em 01/06/2010