Postado em 23/04/2010 por Marina | Categoria(s): Geral

A saída de Ciro e o retrocesso democrático

79 Comentários


Qual o sentido político da democracia? É a liberdade de escolha bem informada. Numa eleição em dois turnos, como a presidencial, o primeiro foi concebido para oferecer ao eleitor um leque de alternativas políticas. A partir da diversidade de idéias e do debate entre elas, compete ao cidadão escolher as que entende serem as melhores para si e para o país.

É particularmente perverso que esse processo, que está no cerne da democracia, seja instrumentalizado para impedir abalos na manutenção de projetos de poder. Não é admissível que se queira manipular o direito de escolha por meio da redução forçada do leque de opções.

Assistimos agora, com o veto à candidatura de Ciro Gomes, a uma expressão exemplar desse tipo de intolerância democrática. É fácil prever que os mesmos grupos que trabalharam para tirar Ciro da disputa presidencial tentarão agora assimilá-lo.

Os que costumam agir dessa maneira são aqueles que têm dificuldade em transformar a visão democrática em ação e não admitem a alternância de poder. Primeiro, buscam eliminar os adversários que querem disputar legitimamente a preferência dos eleitores. Depois, tentam se colocar como o único hospedeiro possível para que os expurgados consigam sobreviver na vida pública.

Aquele que foi empurrado para fora do processo passa então a ser apontado como bom companheiro, patriota, desde que aceite ser assimilado por aqueles que articularam o seu expurgo.

Perde o país, perde a democracia.

Comentários

  1. rodrigo
    24/04/2010

    marina…preciso que vc venha a baivada santista….podemos disponibilizar a faculd…teatro…ginasio…mas venha…

  2. Idamac
    24/04/2010

    A sua coerência, transparência e honestidade é o que falta na grande maioria dos político do Brasil. Que bom seria se aqui no Maranhão tivessémos Marinas ao invés de Roseanas.

  3. Vitória
    24/04/2010

    Com a saída de Ciro da disputa presidencial fica claro que o plano de “poder” do Lula/PT esta dando seus frutos. Só espero que o Ciro depois de ter sido colocado em “banho maria” por Lula durante meses tome a atitude que qualquer homem de bem tomaria. E que não caia na conversinha para boi dormir que Lula costuma ter com aqueles que não fazem o que ele quer, a exemplo do fez com as empreiteiras da Usina de Belo Monte.

  4. Marcelo
    24/04/2010

    este blog censura quem pensa diferente, embora se defina democrático e plural!!! que feio!!!

  5. Angela Iara Zotti
    24/04/2010

    Realmente é uma pena que o povo brasileiro não possa ter um debate mais rico como seria com mais candidatos na disputa. Mas avançaremos na riqueza de ideias que a candidatura de Marina já vem proporcionando.

  6. Maria da Graça
    24/04/2010

    Democracia deve ser o direito irrestrito, inclusive, de não interferir no ‘direito/conivência misturada a conveniência’ do sr. Ciro de ‘mudar de idéia/acatar ‘sugestões’ de quem quer q seja…Cabe a nosotros, eleitores, avaliar e votar em quem a gente acredita. Não existe mocinho nessa farra q é a política eleitoral/eleitoreira nem aqui nem em países outros tidos e citados sp como exemplos da perfeita democracia…Acredita mesmo a ilustre(e é ilustre de fato) senadora q o ‘afastamento’ de Ciro vai ter peso suficiente pra eleger este ou aquele? Muito boa a senhora é…mas santa e inocente, não. O tal “cada um no seu canto chora o seu tanto” cabe bem nessa hora…Esperar pelo 3 de outubro e trabalhar muuuuuuuuuito até lá é o caminho. De grosserias, choradeiras e promessas mirabolantes o eleitorado tá cheio. Ou deveria…

  7. Senadora, gostaria de saber qual a posição da senhora em relação a PEC 300.

  8. Náyra
    24/04/2010

    E com a retirada de Ciro, ficamos com Serra (SP + MG) e Dilma (SP). Me pergunto quado poderemos ter realmente um forte candidato do Norte/Nordeste. Porém me pergunto se não seria um momento de Ciro Gomes unir o nordeste ao norte, para de fato criarmos uma eleição representativa não apenas do Brasil, como da diversidade política.

  9. Fabricio Zuardi
    24/04/2010

    Retrocesso democrático é a falta de diversidade ideológica entre os partidos.

    Eleição no brasil é o direito que as pessoas tem de eleger quem quiser… contanto que seja alguém de esquerda.

    E nosso presidente não só admite isto como comemora como se fosse um avanço.

    Eis a nossa “alternância de poder”, é a possibilidade de a cada 4 anos poder trocar seis por meia-dúzia.

  10. Leandro Romanzini
    24/04/2010

    Segundo o próprio Ciro, ele vai espernear até terça-feira. E eu espero que ele esperneie e incomode bastante. Aliás, espero que todos esperneiem.

    E como disse o amigo Marcos Lemos em seu comentário, “Ainda estamos torcendo por seu trabalho!”. Ainda que a maioria das pessoas deste país esteja mais preocupada com futebol, cerveja e mulher pelada.

    Um abraço,
    Leandro

  11. Romaro
    24/04/2010

    Concordo plenamente Marina, acredito que a “democracia” no Brasil ainda viva adormecida dentro de corrente de poderes, que infelizemnte fazem dos cidadãos de bem como nós vitimas deste sistema…

  12. Vito Brasi
    24/04/2010

    Marina, discordo um pouco disso. Ciro se isolou nos últimos meses, não construiu sua própria campanha. Como se viabilizar se todos os partidos de sua base de apoio apoiaram outra candidata? Veja que cada candidatura busca suas alianças, se ele não conseguiu construir as dele, é um problema dele, não culpa das outras candidaturas. O PV não se sente responsável por não ter buscado uma aliança com ele? (Não deveria se sentir, ao meu ver, bem como os outros partidos brasileiros).

    Claro que a falta de opções é ruim, mas só resolveremos isso com uma REFORMA POLÍTICA. Inclua isso no seu programa quando for candidata, sem falta!

  13. Cabral
    24/04/2010

    Desculpe, mais o Ciro Gomes é comprovadamente racista, sua candidatura é uma ofensa aos negros deste país.
    .
    Agora sim no Tópico certo.

  14. Maurinho
    24/04/2010

    Concordo com tudo que disse, com um adendo: Ciro agora, deve se mostrar “à altura da história”, e, com humildade, vestir a camisa da humanidade e das gerações futuras, apoiando a única candidatura que preconiza um protagonismo mundial da nação a partir de uma plataforma ambiental de resultados. Do contrário, será acusado de não ter exatamente o que acusou seus companheiros de partido de não terem…
    Saudações da nação panamazônica!

  15. PANCHO CAPPELETTI
    24/04/2010

    Com certeza é uma pena, mas infelizmente a política no mundo é jogada desta forma. Assim como no football, muitas outras coisas não são justas!
    VAI MARINA!!!!

  16. Mariana Muniz
    24/04/2010

    Marina, candidatas como você enriquecem o debate político. Saber apreciar o valor de um candidato(e concorrente) é um excelente exercício de democracia. Parabéns!

  17. Andreia
    24/04/2010

    Marina, a cada dia vc me decepciona mais. Servir como joguete da direita nunca foi o papel q eu esperei q vc abraçasse. Ingenuidade não serve mais como desculpa, visto q há anos vc transita no meio político. Ou sua visão política é muito limitada ou é puro arrivismo. De qq forma, é lamentável.

  18. LUIZ ANTONIO MORIÀ
    24/04/2010

    Parabens pela sua palestra , Educaçâo e tudo de bom para as pessoas.

    Um abraço fraternal, a luta continua.

  19. João Gaiva
    24/04/2010

    O “descombinado” que é feito por uns é feio, lá por cima Senadora, mas nós estamos de olho neles, que estão se esquecendo do povo, que ta vendo tudo, e nas urnas vai votar bem combinadinho, todos no novo, que a Senhora representa.

  20. Josir
    24/04/2010

    Mesmo sabendo que a saída do Ciro vai beneficiar a candidatura dela já que muitos que não querem votar na dupla imposta pela mídia, irão migrar seus votos para ela, ela acha errado a desistência por conta de princípios éticos e democráticos.

    A honestidade e honradez da Marina me fazem admirá-la cada dia mais!

  21. Leandro Leal Duarte
    24/04/2010

    Concordo com a Sra em relação a negativa de deixar Ciro sair candidato. Mas acredito que no jogo da politica ele só estava entrando para roubar votos de um ou de outro, pois nas propostas nada se difere dos outros dois candidatos ditos “cabeça de chave”, eu acredito que a Sra e a unica que realmente tem uma postura diferenciada e que eu ficaria feliz em dar meu voto, pois ai sim estaria acreditando em uma verdadeira mudança para o Brasil.
    Mas não so o PT bloqueou a canditatura do Ciro, como o PSDB a de Aécio no qual eu acredito seja alguem mais voltado para mudanças boas. Pois Dilma e Serra são apenas fantoches de seus partidos, não sinto alma em suas candidaturas.
    Obrigado e que Deus abençõe a Senhora.

  22. Widney
    24/04/2010

    Até quando suportaremos calados, perplexos e omissos? #marinapresidente

  23. Augusto
    24/04/2010

    Tudo vale a pena, quando a Alma não é pequena.–F. Pessoa
    Ha muito chão a percorrer, mas vc tem boas “pernas”. Você surpreendera alguns, mas, para outros (maioria) sera a unica alternativa coerente.
    Não parece, mas quem paga todas as “faturas”–o Povo-pensa….e gostaria que se muda-se o Pais, pra melhor.
    E que, finalmente, positivamente, todos se irmanem e locupletem.
    Mas, como as Cavalariças do rei Augias, um “rio de vontade” sera necessario.
    Bem haja!

  24. augusto cardoso
    24/04/2010

    É UM ALIVIO VER TANTA LUCIDEZ E bom senso em uma candidata brilhante sob todos os aspctos o raciocinio (não sou nem nunca fui verde)

  25. Antunes
    23/04/2010

    Impecável análise!
    Parabéns!

  26. Francisco
    23/04/2010

    Brasil, Brasil, … viva a “democracia”!

  27. Marukya
    23/04/2010

    Está realmente VERGONHOSA essa políticagem implantada pelo Presidente Lula.Ele quer a todo custo que engulamos a DILMA de qualquer jeito. Isso é um absurdo!. Já não basta os absurdos que ele vem cometendo desde seu primeiro mandato?. A Dilma e como uma “ESPINHA ATRAVESSADA NA GARGANTA”. Temos o direito de escolhermos a quem iremos votar, e a obrigação de irmos às URNAS, porém democraticamente sem pressão.

  28. Marcelo Reis
    23/04/2010

    Bem colocadas as palavras, Marina. Adicionalmente, Ciro Gomes está fazendo quase o papel do homem sacro romano: é excluído e ao mesmo tempo incluído, mas na condição de ser uma nulidade, um fantoche e um fantasma.

  29. Beto Mafra
    23/04/2010

    Lamentável como boas bandeiras são perdidas sem programa, projeto e a organicidade de um partido coerente. O discurso, em termos de conteúdo, se parece com o que sobrou do respaldo que a companheira tinha no PT: zero.

  30. Marcelo
    23/04/2010

    Qual a melhor postura: A negação das origens ou a cooptação de forças políticas semelhantes?
    De repente tudo o que representa o seu passado recente, assume ares novos de curiosidade, espanto, surpresa, decepção… por que será?
    Bem oportuno…

  31. Wank carmo
    23/04/2010

    Prezada Senadora Marina Silva, boa noite!
    A nação está cansada de manobras que a fixa ao estabelichment montado em 1964. Sinto que o país patina… Vimos agora mesmo, no CQC, os deputados fazendo gracinhas, outros sinuosos ou inflamados por causa da cobrança do povo do projeto Ficha Limpa. O endereço do vídeo que posto aqui, é a prova do cinismo que este sistema vem tratando as questões nacionais por quem deveria honrar os direitos do povo brasileiro.
    #92 cqc materia monica iozzi deputados com ficha suja 19 04 2010 mircmirc

    Saudações limpas
    Wank Carmo

  32. Nirrô Emerick
    23/04/2010

    Prezada Marina Silva,
    suas palavras refletem a pura verdade, já que os “poderosos” conseguem impedir uma candidatura que proporcionaria um debate mais amplo na Eleição Presidencial. A candidatura de Ciro Gomes, por certo, iria melhorar o nível do debate. Porém, mesmo diante de tal arbitrariedade, temos a certeza de que você terá um grande oportunidade de apresentar à sociedade brasileira uma gama de propostas decentes, que por certo, contribuirão para o futuro de nosso país.
    Parabéns pela sua postura corajosa e independente.

  33. Noemia
    23/04/2010

    Concordo “em gênero, número e grau”…

  34. Matheus Braz
    23/04/2010

    Parabéns pelo post. Só não espero que, aqueles que detem o poder intepretem como uma afronta e sim como uma crítica construtiva, o que está faltando em nosso país.
    Você como sempre dando show de discernimento. Custo ainda a acreditar que exista uma política como você no Brasil. É verdade, nesta desesperança na política, sempre fico procurando seus pontos negativos e verdades em mentiras obscuras sobre você. Mas chego a conclusão de que se o brasileiro não começar a enxergá-la como opção única, nosso país perderá muito com a polarização.

  35. Edson Zorafield
    23/04/2010

    Marina, valorize esse pãozinho amanhecido que o Ciro se tornou: ele diz que não sendo candidato, dará seu apoio a quem estudar suas propostas, discuti-las e estiver disposto a incluí-las em seu programa de governo. Você, Marina, faz a nossa alegria quando fala, porque tem o que falar e pode falar. Creio que o Ciro também quer falar, participar.
    Joga teu pão sobre as águas…

  36. Exupéry Jean
    23/04/2010

    Cara Senadora e irmã em Cristo, o veto a candidatura de Ciro Gomes é a expressão fiel do maquiavelismo político, onde o poder é o fim maior pelo qual se justificam todos os meios,até mesmo o empobrecimento da democracia brasileira e o ato de apunhalar fiés aliados.

    Obs:creio que a assimilação do Ciro Gomes será bem indigesta para o governo!

  37. Marcelo
    23/04/2010

    Senadora, não me lembro de um tópico assim quando professores sairam às ruas de S.P. para reivindicar melhorias e foram espancados pela PM, assim como aquele que a senhora definiu em Copenhague, como seu amiguo de “longa data”, fez o mesmo com policiais civis, e também com professores e alunos do campus da USP. Acho que o discurso sobre democracia e liberdade deve ser sempre, e não apenas quando nos interessa, não é mesmo?

  38. Fernando
    23/04/2010

    Essa saída nada “à francesa” do Ciro já estava mais do que certa, infelizmente.

  39. Ragner
    23/04/2010

    Fantástico post. Gostei do que foi escrito. Parabéns

  40. Carlos Junqueira
    23/04/2010

    Que Democracia é essa, onde a maior parcela de nossa sociedade sequer possue o mínimo discernimento da realidade dos fatos que permeia os meandros do poder. Democracia pressupõe liberdade; e essa somente é posssível, em sua plenitude, quando seres humanos possuem uma consistente base educacional, que permita uma escolha consciente.

  41. Fábia Paz
    23/04/2010

    Com toda certeza isto é um retrocesso, todos nós brasileiros temos o direito de participar de uma disputa política limpa, honesta e democrática.

  42. Escutei hoje sua entrevista na rádio JP. Parabéns pelas ideias e firmeza nas opiniões. Com a saída do Ciro, meu voto é seu.

  43. Daniel Barros
    23/04/2010

    Reflexão perfeita!

  44. Sérgio Montenegro
    23/04/2010

    Concordo, Marina, vejo meu direito cerceado em poder, num leque de opções, eleger o futuro Presidente do meu País. Por favor, não se dobre a eles e continue sua digna e perseverante luta pelo fim do fisiologismo, da corrupção e das mazelas políticas em nosso Brasil.

  45. Bruno Bezerra
    23/04/2010

    Parece que tudo virou comércio, inclusive a democracia, mas sobretudo o poder, quase sempre fruto de um escambo desgraçado de favorecimentos sórdidos. Tudo pelo poder.

  46. Marcos Lemos
    23/04/2010

    Infelizmente a grande perda é sempre o debate político de idéias e o aprofundamento, o reforço de nossa democracia.

    Eu, particularmente, vejo na sua candidatura, Senadora, e via na de Ciro, os pilares para tirar o foco de um debate meramente polarizado, para elevar o nível das propostas e forçar os outros dois principais candidatos ao mínimo de exposição de idéias e projetos.

    Ainda estamos torcendo por seu trabalho!

    (@hordones – http://www.ferramentasblog.com)

  47. Limax
    23/04/2010

    Perdemos todos!
    Não podemos conceber uma polarização nessa campanha presidencial. Ainda bem que temos opção! #VemMarina !

  48. Naná Manfredini
    23/04/2010

    Será que estamos a beira de uma nova ditadura?! É o que me pergunto depois de várias ações do governo! Creio na mudança e de uma nova politica.

  49. Raphael Magnus
    23/04/2010

    Ótima análise, Narina. Mas o poder é realmente uma coisa viciante…
    E para ser sincero a assimilação do Ciro nesta lógica, não será algo difícil…

  50. Areski
    23/04/2010

    Concordo plenamente!
    Mas afinal… Isto é Brasil!!!

Adicionar comentário

Postado em 23/04/2010