Postado em 18/02/2010 por Marina | Categoria(s): Versões & Fatos

Você defende o ensino do Criacionismo nas escolas?

59 Comentários


Assim como 90% dos brasileiros, eu acredito que Deus criou todas as coisas, mas não busco uma justificativa científica para a minha fé.

Fui envolvida nessa discussão por uma confusão que começou durante a visita que fiz em 2008 a um Centro Universitário confessional Adventista para falar sobre meio ambiente. Lá, concedi entrevista a um estudante para a rádio da faculdade de Comunicação. Ele queria saber se eu achava que as escolas adventistas deveriam ter o direito de ensinar o Criacionismo. Eu disse que sim, desde que junto com o Criacionismo, os alunos estudassem também o Evolucionismo para formar seu próprio pensamento depois.

O que eu respondi na entrevista foi uma defesa do ensino do evolucionismo darwinista dentro das escolas religiosas. Sem que a informação fosse verificada comigo, alguns veículos, então, passaram a divulgar o oposto: que eu defendia o ensino do Criacionismo em todas as escolas.

Escolas confessionais ou religiosas são permitidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, aprovada em 1996. É por isso que existem escolas judaicas, espíritas, protestantes, bahais e católicas. E nessas escolas é permitido o ensino religioso.

O curioso, ainda, é que essa é uma polêmica importada dos Estados Unidos. Aqui, as pessoas religiosas não tem essa indisposição com a ciência. Lá, há um acirramento entre criacionistas e evolucionistas que disputam um cabo-de-guerra para ver quem está certo e quem está errado. No Brasil, graças a Deus, essa “Guerra Santa” não acontece. E nem deve acontecer!

Comentários

  1. Adelaine
    18/09/2010

    Acredito que cada pessoa tem uma ideia formada a respeito do que acredita ou não, então creio que o criacionismo não impede o estudo do evolucionismo. Sabendo diferenciar que o criacionismo defende a tese que Deus criou todas as coisas inclusive o homem, como mostras nas escrituras. Já o evolucionismo defende que tudo é fruto de um conjunto de pesquisas iniciadas pelo legado deixado pelo cientista Charles Darwin afirma que o homem é resultado de uma longa evolução. Acredito sim que Deus seja o criador, mas acredito na evolução.Com o passar dos anos as coisas foram mudando e tomando formas diferentes, incluindo também o homem. Isso podemos observar nos nossos dias, como as pessoas mudam, como as ideias mudam, até as pedras mudam as formas. Vivemos em constantes evoluções…

  2. Angélica
    14/09/2010

    Marina,

    Pode haver o ensino do Criacionismo em horário não escolar, já vi isto acontecer em colégios particulares. A aula de religião é dada uma vez por semana após o horário de aula normal e é “opcional”. Os Pais decidem o que é melhor para seus filhos. Não se pode impor nada a ninguém. Uma vez que residimos num País extremamente mesclado em relação a religião, não somos brasileiros somente cristãos, temos outras religiões como os Budistas por exemplo que não acreditam na teoria do criacionismo.

  3. k9
    02/09/2010

    num gosto de voce porque voce eh feia, gogogogogog faze uma plastica

  4. JOÃO
    24/08/2010

    Marina.!.. Acredite em Vc.! está melhor que as lambaças da mãe dos pobres (Mãe Dilma) e na verdade será BABÁ dos fichas sujas que estão por trás da campanha PT -Zé dirceu , Mensalão, empresas fantasmas, Cuecas, meias, malas, Divulgue estes nomes que estão quietim na campanha, mais depois aparece as promessas de cargos de confiança.. CADÊ A LISTA DE NOMES DESTES SANTINHOS.!!! os eleitores estão querem saber nomes destes atores.. Só Apareceu José Roriz e Paulo Maluf, Não pode ser divulgando depois das eleições JÁ

  5. Marcelo Zerbini
    15/08/2010

    Marina, entrei neste período pré-eleitoral indeciso e decepcionado. Quanto mais me informo mais sou cativado por você. Sou um evolucionista ferrenho mas é impossível não admirar, e em um segundo momento, defender sua postura. Parabéns!

  6. Com todo o respeito a todos, criacionismo e assunto para aulas de religiao, e nao ciencias. E dentro deste contexto, as outras lendas e mitos associados a origem da vida (por favor, evolucao e algo totalmente diferente de origem da vida, pelo menos facam o seu trabalho de casa) TAMBEM devem ser apresentados (dentro do contexto religioso, claro). Deixem as criancas fora disso. Nao existem criancas religiosas, e sim filhos de pais religiosos.

  7. esdras
    19/06/2010

    Marina demostrou sensatez em respeitar as opinioes e achar um consenso.

    O Pais precisa de gente que tenha essa competencia!

  8. Vamos ensinar nas escolas a ciência que sustenta a vida no Planeta.

    O as demais teorias devem ser ensindas nas respectivas igrejas, assim como na igreja católica tem o catecismo, cada religião que siga seu pastor.
    eu fui batizado fiz primeira comunhão e fui educado e criado na igreja cotólica, e hoje sou adepto ao Kardecismo.

  9. Dayane
    18/06/2010

    Mais do que ter liberdade para fazer as escolhas do que acreditamos, devemos ter o direito de conhecer as várias versões de tudo neste mundo. Parabéns, Marina!!!

  10. Eu sou Adventista do Sétimo dia, e defendo o Criacionismo, concordo com a Senadora quando diz que as instituições educacionais tanto públicas quanto religiosas devem ensinar também sobre o evolucionismo, as insituições Adventistas se preocupam com a formação de opinião do cidadão, portanto procuramos de forma mais responsável possível expandir as duas teorias. Mas eu tenho uma pergunta a muito tempo, a senadora é evangélica? Se for é de qual denominação?
    aguardo a resposta, por favor alguém esclareça essa dúvida, dúvida esta pertencente á um eleitor da candidata!
    É Marina!!! PV

  11. Porque, eu acho importante.

  12. Na minha opinião a senadora está corretíssima!!

    Propôr que também sejam ensinadas nas escolas a visão criacionista em conjunto com a visão evolucionista apenas para termos diversidade de idéias é um absurdo!

    Tanto quanto seria ensinarmos às nossas crianças o CEGONHISMO (teoria de que as crianças são trazidas pelas cegonhas) além do GRAVIDISMO (teoria de que as crianças vêm de mulheres grávidas) apenas para haver diversidade de idéias.

    Tanto o criacionismo quanto o cegonhismo não tem qualquer evidência, o que contraria os princípios da ciência, que deve ser ensinada e praticada nas escolas para formarmos o futuro Brasil potência desenvolvida.

    Agora, por outro lado, afirmar que as escolas CEGONHISTAS devam ter o direito de ensinar também o CEGONHISMO ao seus alunos têm tudo a ver com os ideais de democracia e de diversidade do PV.

    Parabéns senadora! A senhora não quer dividir o Brasil!

    Espero muito que o povo brasileiro esteja preparado para te eleger!

  13. André
    31/05/2010

    Marina, concordo integralmente com você! Sou um entusiasta da ciência, da razão e levo fé no progresso por meio do conhecimento produzido pelo homem. Por isso mesmo, uma das poucas coisas que concordo com Karl Marx é que a religião é o ópio do povo. Na verdade, nos atrela às trevas do desconhecimento. Mas, faço questão de frisar que como um democrata, creio que todos têm o direito de formar sua própria opinião, assim como eu pude formar a minha. E o que devemos fazer é respeitar quem pensa diferente de nós, assim como gostaríamos de ser respeitados. Creio que ensinar tanto o Criacionismo quanto o Evolucionismo é o meio mais correto de estender nosso regime democrático também às escolas e deixar que os alunos formem sua própria opinião.

    Como um companheiro abaixo de mim disse, eu sempre simpatizei mais com o PSDB. Gosto muito do Aécio Neves, e torci com toda a minha força para que ele fosse candidato a presidente. No Serra eu não votaria jamais, muito menos na Dilma, que representa um governo corrupto, decadente, mentiroso e que loteia cargos como se fosse a coisa mais comum do mundo. Admito que a cada dia que passa você vem conquistando o meu voto!

    Boa sorte nessa campanha! Levo fé em você e espero que você seja capaz de levar um pouco de moralidade e compaixão à Brasília.

  14. Rodrigo
    30/05/2010

    O Irã, o Paquistão, o Iraque, a Síria, Bangladesh, Marrocos, Argélia são criacionistas, mulçumanos mas criacionistas! Lá é ensinado desde cedo que o evolucionismo é uma mentira ocidental e que deus é o criador de todas as coisas aqui na Pangeia/Pantalassa. É isso que a senhora propõe para os Brasileiros? É isso que procuramos Senadora? http://whywontgodhealamputees.com/

  15. Paulo de Tarso
    29/05/2010

    Por mim, pode-se ensinar as duas coisas, mas não como ciência, pois nem mesmo a teoria da evolução é científica. Quem já estudou esse assunto a fundo sabe do que estou falando. É preciso ter mais fé pra explicar essa teoria do que simplesmente acreditar na revelação de Deus, contida na Bíblia. Seria interessante publicar o que o próprio Darwin falou nos últimos momentos de sua vida.

  16. José Júlio
    28/05/2010

    Estudei numa escola estadual e me lembro muito bem de quando estudei a formação da Terra. Minha professora ensinou o criacionismo e a evolução. Não sei porque tanto preconceito quanto a não ensinar o criacionismo nas escolas.
    Também não vejo o porque não ensinar o evolucionismo.

  17. soninha
    23/05/2010

    foi o que fez o jornalista cabo eleitoral de Dilma PHA, no seu blog ele disse que MARINA DEFENDE O CRIACIONISMO NAS ESCOLAS….

  18. Simone
    18/05/2010

    A evolução não necessariamente exclui o ato criador de Deus, já que a Bíblia é literatura e não ciência. A criação na Bíblia foi escrita como um poema, não necessariamente literal. Deus nem sempre cabe nas caixinhas que tentamos construir para aprisioná-lo.

  19. Carlos Gomes
    13/05/2010

    Você está começando a ganhar meu voto!!! Vou pesquisar mais sobre você pois realmente demais candidatos (mesmo eu sempre fui psdb) não me agradam neste ano e estou vendo em você uma alternativa para o crescimento e moralização do nosso País. Que Deus Eterno te abençoe sempre.

  20. Juliana G.
    13/05/2010

    Fico feliz e aliviada em conhecer um pouco mais sobre Marina Silva! Pela primeira vez vou votar em alguém porque realmente acredito em suas propostas.. e não por ser a unica opção! Esse país precisa de idéias novas.. e Marina Silva me parece correta e coerente!
    Parabéns senadora! Espero que continue com essa postura caso seja eleita!
    Quanto ao ensino ou não do Criacionismo… sinceramente… acho que tem TANTAS questões tão mais importantes a serem colocadas sobre educação! Acho muito mais digno por exemplo questionar pq estudamos sobre tantos povos diferentes e não temos nenhuma matéria voltada ao estudo dos povos indigenas! Afinal esse é o nosso povo originalmente brasileiro, não é? Por que estudamos tantas culturas diferentes na escola.. e nenhuma matéria estuda com um pouco mais de profundidade a cultura regional popular brasileira? Por que estudamos mitologia grega e passamos tão rapidamente pelo nosso folclore?
    E o acesso a uma educação humanizada e que realmente se preocupe em educar e não apenas em “jorrar” matéria nos alunos para provas vestibulares?
    Deixa cada um acreditar no que quer! Tem questões educacionais muito mais importantes a serem discutidas!

  21. edson silva lima
    12/05/2010

    no primeiro momento eu acho essa discursão muito idiota pois o que nós deveriamos nos preocupar é com a miseria e a pobreaza de educação que ainda é alarmante em nosso país,essa discussão deixa pra aqueles que não tem o que realizar de fato, de concreto acerca das necessidades do nosso povo. dicurssão religiosa nunca resolveu o problema de ninmguem no mundo. ao contrario somente guerras e conflitos.

  22. Renata Ventura
    10/05/2010

    Nossa! Fico muito feliz que a senhora pense assim! Aliviada até.
    Ainda gostaria de te mandar um email com minhas preocupações, se possível. Só para ter certeza de algumas coisas…
    Quero muito votar em você. Só tenho algumas dúvidas.
    Obrigada

  23. Parabéns pela postura Marina… O direito a liberdade intelectual inclui o do aluno seguir a linha de pensamento que quiser não só a evolucionista…

  24. Robson Fernando
    03/05/2010

    “No Brasil, graças a Deus, essa “Guerra Santa” não acontece.” Quer dizer, Marina, que Deus não quer o quase-conflito dialético entre criacionistas e evolucionistas no Brasil, certo? E nos EUA? Por que Deus não faz o mesmo lá? Por que lá Deus permite o que a sra. chama de “guerra santa”?

    Marina, vou votar na sra., mas peço que reforce a coerência de seus discursos, além de que tome muito cuidado sempre que citar Deus e a (suposta) vontade dele. Porque muitos absurdos lógicos sérios acontecem quando se diz “graças a Deus” em relação a certos fatos.

  25. Ana Estrella
    03/05/2010

    Que explicação dar? Uai, as duas, ou três, ou quatro… todas fazem parte da cultura, e cada qual tem a sua explicação, quanto mais mostramos os diferentes modos de se explicar a “criação” deste mundo tão caprichado, mas rico será, pois assim se podem conhecer as diferentes formas de compreender e se exercitar a imaginação. Qualquer versão da criação é bonita de imaginar! E é preciso exercitar a capacidade de imaginar, especialmente coisas bonitas e coisas a se “criarem” ou “evoluirem”. Errado é quem quer professar A Verdade – como única – todos os demais estão certos! ;)

  26. Exupéry Jean
    23/04/2010

    Cara Senadora, como professor de HIstória e Cristão praticante nunca tive dificuldades de falar sobre o evolucionismo a meus educandos, pois o mesmo tem como base a mutação genética a qual a ciência sabe que ocorre mas não foi capaz de explicar o que a produz. Aí Deus entra na teoria do evolucionismo pois, Ele é o Senhor do inexplicável!

  27. Tiago Silveira
    17/04/2010

    Para mim também é fundamental para a minha decisão de voto e apoio saber: na sua opinião, o criacionismo deve ser restrito às aulas de religião ou pode ser incluído nas aulas de ciências?

  28. Júlio César
    15/04/2010

    Estão fazendo uma verdadeira tempestade num copo d’água; eu sou aluno de Ensino Médio, o que não me impede de ver o Criacionismo na escola pública (NA AULA DE BIOLOGIA E HISTÓRIA). No próprio livro didático já vem uma pequena parte direcionada ao Criacionismo. É óbvio que a mais debatida, mais comentada e considerada mais importante é a teoria de Darwin, mas o Criaciosmo também tem seu espaço, o que eu acho correto!
    Então, não é Marina Silva que vai instituir ou impor que hajam aulas sobre esse tema.

  29. Raul Moura Uhlmann
    14/04/2010

    Olá, tomando liberdade de participar da discussão, me abstendo das formalidades, visto ser este um mecanismo informal de comunicação. Minha questão é um pouco diferente dos comentários que li, os quais são aparentemente contrários ao ensino do criacionismo nas escolas. Eu sou favorável e creio que todos os demais cristãos também devam ser. Sugiro a todos a leitura do livro “E agora como viveremos?” de Charles Colson e Nancy Pearcey, o qual apresenta a cosmovisão cristã através de argumentos consistentes expondo inclusive o criacionismo de maneira muito inteligente. Visitem o blog http://luzparaseucaminho.wordpress.com

  30. Marina Estarque
    14/04/2010

    Também acho que a pergunta do João é muito pertinente e fico aguardando a resposta.

  31. Gustavo L.
    12/04/2010

    O meu comentário se resume ao que o Fabiano Pereira disse :D

  32. Fabiano Menegidio
    12/04/2010

    Exma. Sra. Senadora,

    Também gostaria de ver sua resposta referente ao questionamento levantado pelo João.

    Além disso, gostaria de saber seu pensamento em contra partida ao Brasil ser um estado laico e que prega o direito a escolha de religião.

    Levando-se em consideração sua posição a favor do ensino do criacionismo nas escolas, você se basearia em qual escritura sagrada para fazê-lo?

    Existem brasileiros cientologistas que acreditam em Xenu e na migração cósmica de habitantes entre planetas. Isso será ensinado junto a mitologia da criação cristã?

    Agradeceria sua resposta.

    Fabiano

  33. Todas escola tem sim que mostrar as duas teorias, independente de qualquer coisa.
    Independente de fé, de ciencia. Cada ser humano tem o direito de acreditar no que ele quer, da mesma forma que a Teoria do Criacionista parece absurda para umas pessoas e Teoria da Evolução parece absurda, ate porque, nenhuma das duas tem total comprovação de suas origens.
    A escola, o estudo serve para nos como uma ferramente de entendimento e conhecimento, e não de obrigar as pessoas a acreditarem no que convem aos outros.

    Sou estudante de Ciencias Biológicas!

  34. Fabiano Pereira
    26/03/2010

    Acho que o ensino das escolas deve ser livre de influências religiosas, mas com respeito ao que os dogmas da criação por Deus professam. A escola deve ensinar de forma científica e cética, cabendo ao aluno e sua família as escolhas religiosas.

  35. Alfredo Segundo
    22/03/2010

    Exma. Sra. Senadora,

    Não encontrei a sua resposta em relação a pergunta do João.

  36. cassio pires
    16/03/2010

    porque não ensinar as duas coisas em conjunto veja como aqui tudo biblico cientifico .se vc se enteressa por evolução e criação,veja como os dois são a mesma coisa ,veja que a teoria do homem ja foi escrita na biblia a muito tempo atras. leia e critique se quiser ou aplauda minha ideia
    http://kassiopires.blogspot.com/2010/03/este-e-um-projeto-meu-em-que-eu-me.html

  37. E sobre as pesquisas científicas com animais? ensinar o criacionismo ou o evolucionismo nas escolas? não. crianças não devem ter esse ensinamento, não faz parte de sua educação, isso nós adiquirimos com idade mais avançada. as escolas tem que ensinar o AMBIENTALISMO, como os jovens e crianças não devem lhe dar com o como nós viemos parar aqui, mas sim como fazermos para nos mantermos aqui.

  38. soninha
    09/03/2010

    o ‘grande’ jornalista PHA, cabo eleitoral de Dilma, foi um destes que publicou em seu site que Marina defende criacionismo

  39. Concordo com a Senadora em que se deve ensinar as duas. Evolução x Criacionismo, e o aluno(a) forme a sua opinião.

  40. Douglas Detoni
    02/03/2010

    Não vejo a necessidade de ensinar o Criacionismo nas escolas. Seria uma perda de tempo e uma injustiça com as outras religiões que pregam outras crenças. Eu vejo a necessidade de uma matéria nova no currículo escolar, chamada POLÍTICA. Seria interessante ver uma geração que realmente entendesse do assunto.

  41. Paulo Medeiros
    02/03/2010

    Jamil,
    Sua postagem foi na minha opiniao a mais correta ate agora. O ensino de “teorias” criacionistas a criancas como se fossem ciencia e algo que beira o abuso infantil.

  42. Edson, acho que você trouxe muito bem como o criacionismo pode ser usado de forma bastante produtiva e benéfica. No entanto, são poucos que tem essa visão, e acabam caindo nos dogmas religiosos. Por isso a necessidade de se estabelecer o evolucionismo na disciplina de biologia e tratar o criacionismo como conteúdo cultural, filosófico, etc (claro que nada impede a interdisciplinaridade, mas é importante se saber de que lugar se está falando). Se bem que o evolucionismo também pode ser tratado na área de humanas. E realmente talvez deva…

  43. Edson Zorafield
    19/02/2010

    Cícero, o criacionismo não tem base científica, dependendo de que tipo de ciência você se refere:
    Antropologia é ciência?
    Mitologia é ciência?
    Teologia é ciência?
    Teleologia é ciência?
    Filosofia é conhecimento?
    Existe ciência na cultura?
    Existe cultura na ciência?
    Afinal, você sabe dizer como é uma aula “criacionista”? Seria o estudo do mitos da criação do mundo e da humanidade?
    “Criacionismo” é uma abordagem mitológica da natureza e do destino do homem no universo. Não é uma catequese de doutrinamentos de adoração a Deus.
    Por que poderiam os alunos terem no currículo de leitura “Édipo-rei” de Soflocés, e não terem O Gênesis, A torre de Babel, O Rei de quatro como bicho no meio de seus jardins suspensos da babilônia, Sansão – o juiz que se corrompeu com a mulher, e depois se arrepende na prisão e numa noite destroi todos os opressores do povo.
    O menor pode vencer o maior, qual o problema das crianças aprenderem que tamanho não é documento com Davi e Golias?
    Sabe, o que existe é muito preconceito de falsos cientistas. O criacionismo tem seu lado lúdico, abstrato, fabuloso, anedótico e filosofico, não é uma ciência exata, mas faz parte da produção cultural da humanidade, foi da primeira Bíblia impressa que surgiram outros livros impressos e a imprensa.
    Perguntem ao Machado de Assis o que ele acharia sobre o criacionismo. Eu acredito no evolucionismo, e compreendo a poesia e sabedoria do criacionismo, mas não se deve confundir “aula e educação”, com “religião e seita”.
    Deve-se aprender inclusive outro mitos da criação do universo, de outros povos, são todos muito lindos, até os das tribos dos karajás e javaés.

  44. Cícero Franco
    19/02/2010

    O criacionismo não tem base científica, logo é o mesmo que ensinar nas escolas o planeta Kripton, terra natal do Super Homem. Tenho a minha fé, mas não acredito no Deus único das religiões que se originaram no judaísmo. Não acredito, portanto, na Bíblia como livro sagrado e não acredito no criacionismo. Acredito nos Orixás como forças da Natureza, mas não acho certo ensinar as lendas yorubás e de outras nações como se fossem verdades científicas.

  45. Edson Zorafield
    19/02/2010

    E disse Deus: “E lembra-te que do pó viestes e sempre te tornarás ao pó de ser ou pó de não-ser…”
    Creio que uma boa formação humana contém evolucionismo, criacionismo, mitologia comparada, filosofia e meio ambiente.
    O criacionismo fornece um mito de responsabilidade ambiental ao homem:
    Deus pôs a mão na massa pra fazer o homem que ungiu para por a mão na massa para reger o coro da criação (a natureza viva)
    Modelar o barro é uma das primeiras habilidades manuais do ser humano primitivo, a vontade humana de recuperar seu paraíso perdido; e Caim e Abel são atropologicamente como os primeiros conflitos de posse e ciúme entre agricultores e pecuaristas nômades, a arca de Noé foi como o primeira embarcação de consciência. ecológica.
    O criacionismo faz parte da formação cultural que um estudante deve conhecer, até mesmo para poder criticar ou pensar sobre ela e suas metáforas.

  46. Desculpe três comentários consecutivos, mas é que vi alguns comentários no twitter sobre essa postagem e me surgiu uma dúvida, que acho que ajudaria a esclarecer mais as coisas:
    Você defende o criacionismo na disciplina de religião, e o evolucionismo na disciplina de ciências e biologia? Ou não?

  47. Aliás, só pra complementar, existem muitas pessoas que conciliam perfeitamente o evolucionismo com sua crença pessoal num Deus conduzindo esse processo aqui no Brasil.

  48. É muito bom esclarecer essa questão, Marina. Tem muita gente mal-informada dizendo que você reprova o ensino do evolucionismo. Puro preconceito. Sou evolucionista, mas acho perigosa essa rivalidade que querem exportar para cá, porque essa coisa de querer misturar ciência com religiosidade tentando tratá-las de maneira igual é complicada e improdutiva. Ciência é ciência, religião é religião. Cada uma tem seus métodos e peculiaridades próprias. É só se ter clareza das coisas. Acho que é sim uma questão que frequentemente é discutida no Brasil sim, mas não ao ponto que se chegou nos EUA, de levar a questão para os tribunais.

  49. João.
    18/02/2010

    Exma. Sra. Senadora,

    Entre todos os possíveis candidatos à presidência da república para a eleição de 2010, sua Excelência é hoje a alternativa mais viável, na minha opinião, para se opor à polarização “desenvolvimentista” de PTxPSDB. Não só pelo histórico de defesa do meio ambiente, mas pelo apoio de um partido tradicionalmente engajado em promover o desenvolvimento sustentável e políticas sociais progressistas.

    Por ter uma formação científica e ter convivido pro largo tempo no ambiente acadêmico, considero não só a educação, como também o ensino de ciências como fundamental para o crescimento do país, e para o desenvolvimento de uma economia sustentável a longo prazo.

    O Brasil, hoje, peca de forma exemplar nesse aspecto, de forma que temos hoje um déficit de profissionais de engenharia (veja reportagem da Folha: http://bit.ly/9yJEUC ), e que esse déficit tende a se agravar já que a demanda por engenheiros deve aumentar de forma acentuada com a exploração das reservas de petróleo do pré-sal ( http://bit.ly/bh0o09 ).

    O ensino de ciências para crianças e adolescentes é, nesse sentido, essencial para motivar a escolha das carreiras nas áreas de engenharia e outras ciências aplicadas (Tecnologia da informação, medicina, etc), e também para carreiras científicas puras.

    Neste contexto, considero seu posicionamento quanto a questão do ensino do criacionismo como sendo fundamental para que eu possa decidir meu voto e meu apoio a sua canditura.

    Entretanto, apesar de responder a pergunta, você não deixa claro o ensino do criacionismo em escolas religiosas deve, em sua opinião, ser feito dentro do contesto de aulas de religião e ensino religioso, ou deve ser imiscuído ao ensino de ciências. Aliás, a sua frase

    “Eu disse que sim, desde que junto com o Criacionismo, os alunos estudassem também o Evolucionismo para formar seu próprio pensamento depois.”

    Deixa implícito que o Criacionismo deve ser ensinado “junto” com a evolução, ou seja, em aulas de ciências.

    Formulo então uma nova pergunta:

    Considerando que o Criacionismo não segue a metodologia científica e portanto não se configura como ciência, você poderia clarificar se, na sua opinião, o criacionismo, quando ensinado em escolas religiosas, deve ser ensinado unicamente em aulas de religião, ou deve ser ensinado também nas aulas de ciência, como exigem atualmente os religioso americanos?

    Muito obrigado pela resposta.
    João.

  50. Jamil Orlandelli
    18/02/2010

    Mesmo em escolas chamadas religiosas,criacionismo não deveria ser ensinado nas aulas de ciência, porque criacionismo não é ciência. A evolução não é questão de opinião, crença, é fato.
    A Evolução está na base de toda biologia moderna, portanto, negar o ensino dessa herança cultural a uma criança deveria ser considerado crime.

Adicionar comentário

Postado em 18/02/2010