Há no Brasil uma legislação que prevê situações com amparo legal para a prática do aborto. Portanto, já existe uma lei que permite o aborto em caso de estupro, quando há algum problema com o feto ou quando a mãe corre risco de vida. E há uma reivindicação em debate sobre a descriminalização. Se atendida essa reivindicação, viria a revogar no todo ou em parte a legislação já existente.
É um debate e a decisão sobre essa questão não será tomada pelo Presidente da República. Essa é uma responsabilidade do Congresso Nacional, mas considero que uma questão tão complexa e importante como essa deve ser decidida diretamente pela sociedade, através de um plebiscito.
Em meio a todas as divergências que permeiam o debate, há uma convergência, pois entendo que todos concordam que há necessidade de muito mais informação e mais discussão sobre o assunto.
Eu não faria um aborto e não advogo em favor dele, mas reconheço que existem argumentos relevantes dos dois lados da discussão e respeito as pessoas que têm posições diferentes da minha.
Sei que essas situações acontecem em momentos de muito sofrimento e desamparo e não podem ser reduzidas e tratadas de forma simplista e maniqueísta.
Também não acho que o único argumento que deve ser levado em consideração para decidir esse assunto seja o moral. Há questões éticas, filosóficas e de direito, que precisam ser debatidas.
Entendo que o Estado deve oferecer às mulheres toda a informação e cuidado necessários dentro do que esteja previsto pela lei, bem como deve desenvolver as políticas sociais necessárias para que as mulheres não sejam mais vítimas da desinformação e sofram sozinhas o drama e as conseqüências de uma gravidez não desejada.
30/09/2010
Está claro que a Marina não pode decidir sozinha sobre esse assunto, pois a democracia exige um plebiscito. Algumas pessoas cristãs querem que ele diga qual sua opinião pessoal, mas isso não é importante agora, já vi gente dizendo que não votará nela porque ela é contra o aborto e agora aqui, vejo gente dizer que não votará porque ela “está em cima do muro”. Acho que o povo precisa estudar mais.
29/09/2010
Me decepcionei profundamente,pois à 4 dias da eleição descubro que a melhor dentre os piores pensa de uma forma contária aos preceitos de DEUS, jamais uma candidata que se diz cristâ poderia deixar em aberto uma idéia que irá piorar a falta de amor na humanidade e ainda provocar a ira e falta de respeito recíproco dentre o Criador DEUS… e a criatura povo de DEUS. Se quer ser governadora deve ter pulso firme e tomar decisões desde já e ñ deixar em aberto licitações em que o povo deve resolver por si mesmo…são bilhões e bilhões de idéias diferentes se se tornar mais fácil que já esta então ñ precisamos de presidentes …o povo mesmo resolve ñ é?
COnfesso que fiquei muito chocada, por ser cristã conhecedora das leis de DEUS jamais deveria mencionar suas idéias favoraveis em decisão do povo ao aborto.O povo fará o que for melhor para si mesmo contrariando a lei do amor, a lei de DEUS …DEUS é a favor da VIDA… votar em você é apoiar, e eu ñ concordo
Teresinha, Indaiatuba SP
28/09/2010
Puxa Marina e eu que achava que tinha achado uma candidata séria e que se preocupava com a familia,não uma familia constituida pelo homem, mas sim por Deus,
porque tenho em mente que tudo acontece por permissão de Deus, mas vejo que a senhora esta em cima do muro, querendo jogar uma responsabilidade para com a socidade, que sempre é manipulada pela midia que é uma podridão só, e a senhora sabe muito bem disso.Mas que Deus possa nos Perdoa e nos dar mais entendimento acerca de assuntos delicado como esse e outros que estão querendo acabar com a familia em geral,e neste caso sera somenta uma janela que irá se abrir para que o resto de toda sujeira seja jogada em todos os lares do povo Brasileiro. Só lembrando candidata que Deus não quer que nós tomamos parte em pecados alheios.
Confesso que agora ficou dificíl eu escolher um Candidato…
28/09/2010
Creio que você seja contra o aborto, porém teve de defender o plebiscito. Vejo que as mãos de Marina estão atadas neste assunto, pois ela não tem o que fazer neste caso. É o Congresso que decide gente. Não vamos jogar pedras numa pessoa só por ter dito algo que chateou o povo. Tantos candidatos já promoeteram tanto e pouco fizeram!!!! Creio que com a Marina será diferente, o que promete ela há de cumprir. Devemos prometer de acordo com as limitações do nosso país. E mesmo com todo esse reboliço, continuo com meu voto certo.
24/09/2010
Sra. Marina
Sei que a legalização do aborto não será decidida apenas pelo presidente da república, mas me sentiria confortável se soubesse que ele pensa como eu. Levando em conta várias posições, se já existem leis que funcionam em casos de estrupo e etc (embora também não concorde com isso – penso que deveríamos nos mobilizar contra a violência do estrupo, e não encontrarmos uma solução para o crime cometido, pois desta forma passamos a aceitar que isso ocorra) em que outra ocasião uma mulher engravidaria “a força”?
Ao meu ver, não existe nenhuma condição que tornaria o aborto a única saída.
E era isso que eu esperava ver manifesto aqui.
Obrigada.
24/09/2010
Sra.Marina Silva, gostaria de demonstrar a enorme admiração que tenho pela Sra., mas é uma pena que seja a favor do plebiscito do Aborto pq desta forma está perdendo o meu voto e de muitas famílias cristãs.
23/09/2010
marina o meu voto o da minha família eo da minha igreja dependem da sua resposta por favor seja mais clara, você é a favor ou contra o aborto.
21/09/2010
Sabemos que o Brasil é um país laico, ou seja, que não tem uma religião oficial. Não somos um Estado confessional. O que está em pauta não é uma convicção religiosa, mas sim VIDAS INOCENTES, que não podem se defender. Seria muito pretensioso candidata não ter postura definida com relação ao seu posicionamento no que diz respeito ao aborto.
A desumanização tem se alastrado em nosso mundo como um câncer destruidor que tem chegado a pontos em nossa sociedade simplesmente repugnantes.
Conforme nossa Carta Magna (a constituição), todo cidadão é livre para expressar suas ideologias, convições religiosas, filosóficas e etc. Contundo, nada! nada! justifica ser conivente à posturas impostas por determinados grupos, visando instalar na sociedade um ato criminoso, brutal e cruel. Afinal, O FIM NÃO JUSTIFICA OS MEIOS. Muito acima de ideologias sofistas, demagógicas,filosofias e teologias liberais, o ser humano deve ser valorizado, respeitado, considerado, digno de poder decidir sua e fazer sua propria historia neste mundo, sem que seu futuro seja decidido por interesses biológicos, que muitos visam e procuram controlar a vida do ser humano. Cuidado!!! podemos entrar de forma imperceptível na mesma mentalidade Hitlerana de querer controlar a espécie humana, se auto julgando detentores de decidir o que deve aou o que não deve.
Não preciamos de teses hitleranas, mas sim de amor ao próximo e no mínimo respeito aos inocentes.
20/09/2010
Por favor, seja mais clara. Gostaria de saber sua opinião. Você é a favor ou contra o aborto? Disto dependerá meu voto ser seu ou não.
19/09/2010
Sra.Marina, não sou evangélica, sou espírita Kardecista e contra ao aborto. Eu também me preocupo em perceber a sua apatia em se posicionar contra um crime tão hediondo.Devemos utilizar os recursos disponíveis para providenciar assistência médica para mulheres e meninas, ao invés de buscar a legalização do aborto e alavancar uma agenda de controle populacional. A questão é ética, filosófica e Moral Sra. Marina!! A neutralidade não existe, ela só favorece quem se encontra no poder.Neste caso o poder de matar! Diferente da senhora eu tenho que me posicionar: não posso votar em que se cala para o bem, favorecendo o mal.
17/09/2010
Estimada candidata,
A Paz e a Graça de Cristo para a sua vida, sua família e sobre a sua candidatura.
Quero fecilitá-la pelo seu posicionamento. É candidata a presidência e governará se for eleita, e peço a Deus que o seja, para cristãos, não cristãos, para brasileiros/as que são a favor e também para os que são contra o aborto como das demais questões que são pertinentes a esse tema. É um erro o Estado deixar de ser laico e impor uma visão religiosa para os demais, forçando ditatorialmente que todos aceitem a visão do dirigente ou de quem quer que seja.
Sei que é contra o aborto mas será capaz de respeitar se o plebiscito for favorável ao mesmo. Espero que no momento oportuno esse debate seja amplamente exposto para a sociedade poder conhecer todos os aspectos que estão envolvidos. Creio que neste momento muitos que são a favor podem compreender e tornar-se contra e muitos que são contra, admitirão que questão é mais complicada do que antes pensou.
Cada um conforme a sua convicção dará contas de seus atos diante do Senhor. A senhora está fazendo o melhor que pode, não poderá contentar a todos. É assim mesmo. Nem o Senhor Jesus conseguiu!
Que Deus a abençoe!
15/09/2010
‘Eu não faria um aborto e não advogo em favor dele, mas reconheço que existem argumentos relevantes dos dois lados da discussão e respeito as pessoas que têm posições diferentes da minha.’
Sendo bastante sincero com a estimada irmã em Cristo, pensei que a Palavra de Deus seria a bússola que a guiaria durante este difícil pleito, mas ao ler o teu comentário sobre este ‘difícil’ e odioso tema, vejo que no teu entendimento, outros pontos de vista podem ter argumentos mais relevantes. Mesmo não sendo este um caso em que a presidência da república tenha uma ação direta, seria belo ver o posicionamento firme e convicto do líder máximo do executivo junto a ética estabelecida pelo Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Ética esta claramente revelada em Sua Palavra, o manual da vida, a Bíblia Sagrada.
Sei que a pressão para se fazer uma candidatura ‘politicamente correta’ que agrade a gregos e troianos não deve ser fácil, mas a fidelidade ao Senhor Jesus e a Sua Palavra deve estar acima de tudo, até mesmo da candidatura ou até da própria vida.
‘E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.’ Apocalipse 12:11
Pois é cara irmã, fiquei receoso ao ver, neste caso, essa posição política em cima do muro no quesito aborto. Seja fiel, lute pelo que é justo, ético, moral e acima de tudo SANTO, pleteia as batalhas do Senhor. Numa sociedade corrompida e perdida seja o sal da terra e luz do mundo.
Ame aquilo que o Senhor ama, e odei aquilo que Ele odeia. E lembre-se: UM COM DEUS É MAIORIA.
Deus abençõe.
09/09/2010
Srª Candidata Marina Silva,
Creio que a irmã deveria mudar seu discurso com relação ao aborto no que diz respeito à outra vertente de opinião, quando a Srª declara acima supracitado que há possibilidades de argumentar sobre a prática por quetões filosóficas e etc…
Minha irmã, a vida do ser humano não está qualificada como uma “mercadoria biológica” onde formadores de opinião da vida secular, apóia e emantém seu discurso a favor deste ato criminoso. Concordar ou abrir margem para que essa possibilidade possa ser debatida é o mesmo que dizer para um usuário de drogas: Não fume maconha, mas para não perder o controle nervoso, dê umas tragadinhas e pronto.
A Bília diz em Isaías (5:20) – Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!
temos que cautela até mesmo em nosso discurso. Pois, mascará o mal para que se tenha uma imagem do bem é o mesmo que colocar um líquido venenoso dentro de uma embalagem de leite e dá para crianças beberem e dizer para elas que o que está sendo oferecido é leite e nãi causará malefício.
NNão estou , com tudo isso, tentando desrespeitá-la, pois acredito que Deus pode usá-la para impedir que nossa nação se extravie do que é honesto, justo e honroso (Filipenses 4:8) – Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
E com certeza o aborto não é nada amável perante aos olhos de Deus. Embora seja para o sistema polítco e candidatos que não tem o temor de Deus e que fica a mercê nesta horas de grupos revolucionários e ativistas que querem apoio de suas ideologias contradizentes à preservação da vida, em troca de seus votos. A irmã, na minha opinião, como cidadão do céu deve se manter naquilo que a Carta Magna do céu (a Bíblia) diz.
… Tudo que é amável (aos olhos de Deus… E a preservação da vida, mesmo de um embrião, siginifica a vontade de Deus. Não importa se esta criança está vindo por um meio abusivo como a violência sexual. A criança é inocente e isenta de tudo ocorre no mundo exterior. Nemhum de nós, jamais, iria querer morrer no ventre de nossa mãe ou se tornar um natimorto, se pudessemos ter a oportunidade de decidi viver ou morrer. A sã consciência cristã, nos diz que a vida está acima de qualquer situação. Ela é mais importante do qque qeualquer argumento seja ele filosófico, teológico ou ideologista. Deus é vida. A viver é tão importante para o homem que o próprio satanás declarou (Jó 2:4) – Então Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.
Cara candidata, agradeço sua atenção, porém seria bom avaliar essa postura. Não creio que a Srª seja contra a vida. A Srª está estimada para ter o meu voto. Pis precisamos de pessoas que tenha caráter incorruptível na esfera política independente de pressões. Deus sempre dará o escape. Persevere, continue firme. Não venda e não negocie seus valores eternos que Deus implantou em seu coração, mesmo sob pressões. Existe a semente incorruptível dentre de vossa pessoa (I Pedro 1:23) – Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre…(I Pedro 1:25) – Mas a palavra do SENHOR permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.
. E foi Deus que plantou, isso significa que a Srª deve tomar posturas incorruptíveis. Pois o que deve prevalecer é a sua fé no Messias de Israel e de todas as nações da terra.
01/09/2010
SENHORA MARINA, DEFENSORA DAS ÁRVORES,RIOS,TERRA, MAS FICA EM CIMA DO MURO QUANDO É PARA DEFENDER A RAÇA HUMANA QUE JÁ COMEÇA NO VENTRE. SE ESTE ASSUNTO NÃO É DE ORDEM MORAL COMO É CLASSIFICADO NO SEU PONTO DE VISTA DA LEI DE DEUS NO MANDAMENTO 5º NÃO MATAR.26 QUE SERVIRÁ A UM HOMEM GANHAR O MUNDO INTEIRO,SE VEM PERDER A SUA VIDA? MT 16,26 LEIA O SALMO 138,13-16 FOSTES VÓS QUE PLAMASTES AS ENTRANHAS DO MEU CORPO, VÓS ME TECESTES NO SEIO DE MINHA MÃE.16 CADA UMA DE MINHAS AÇÕES VOSSOS OLHOS VIRAM, E TODAS ELAS FORAM ESCRITAS EM VOSSO LIVRO.CADA DIA DE MIHNA VIDA FOI PREFIXADO,DESDE ANTES QUE UM SÓ DELES EXISTISSE.QUEM TEM O DIREITO DE TIRAR A VIDA O HOMEN OU DEUS QUE FEZ A CRIATURA HOMEN? SOU CATÓLICA E A FAVOR DA LEI DE DEUS.
23/08/2010
viu todo mundo sabe como nao engravidar engravidam porque quer agora pensam bem nisso se legalizarem nao vai ser presiso mais o uso da camisinha porque a maioria usa para nao arrumar filho nao porque tem medo de pegar uma doença e perante Deus isso e errado Deus nos deu vida e vcs estao querendo ser Deus so tem tem o direito de desitir se vive ou se morre a e mais uma coisa sai de sima do muro ou e contra ou e a vavor não voto pra quem tem meio termo e sim sim não não e ponto final.
21/08/2010
O aborto é uma atitude essencialmente contra a natureza o que, lógicamente, o caracteriza como erro e um erro não deixará de ser um erro se eu ou a maioria achar o contrário. Candidata Marina, não uso aqui argumentos religiosos ou moralistas, a vida é uma lei natural e vai continuar sendo independentemente da opinião da sociedade.Dois mais dois são quatro, se a população achar que é cinco não vai mudar nada, as coisas são ou não são, não existe meio termo. Ser condizente com o aborto é defender um erro, posição que, em hipótese alguma, pode ser assumida por uma autoridade como a da presidência da república.
19/08/2010
Sra Marina, sinto ver sua neutralidade sobre o assunto, aborto, tamanha sua posição e evidência hoje na politica brasileira. Claro que isso tem haver com o MEDO do perder votos dos que concordam e discordam. Se tivesse aqui um espaço maior colocaria todos os “contras” a respeito do aborto. “Contras” no corpo emocinal, psiquico e fisico do corpo humano, sem cogitar em momento algum sobre pontos de opiniões religiosas. Mostraria pesquisas realiazadas em paises que ja liberaram o aborto, pesqueisas que mostram as sequelas deste ato, da morte/vazio do momento desta expurgação do feto. Respeito muito, muito tua inteligencia e discernimento sobre varias questoes, mas esse é um a nao o mais importante, lógico, que pede sua posição absoluta, necessaria para um lider de um pais continental. Obrigado
13/08/2010
Será que nós cristãos não iremos achar um candidato a presidência da república que se declare plenamente contra a legalização do aorto.
Por favor Marina, gosto muito de você, mas você não pode ficar ‘em cima do muro’.
01/07/2010
Cristão não vota em abortista… no seu posicionamento a Senhora pessoalmente é contra mas politicamente se põe neutra. Eu quero um politico que posicione contra mesmo que isso não dependa somente dele. Eu preciso de um presidente a favor da vida e não que fique em cima do muro. Preciso de uma voz, de uma pessoa que represente os meus ideais… que clame e lute pelo direito dos indefesos. Eu queria, nesse ponto, ter vez e voz para lutar à favor da vida, sem excessões… sem casos específicos…
21/06/2010
Marina, em primeiro lugar, parabéns por sua história pessoal e por seus sentimentos em relação à Natureza e aos seres humanos. Não simpatizo com a ideia de aborto e, como a maioria dos comentários, sou a favor de um plebiscito para decidir se teremos direito a escolha, fovoráveis ou não, acerca desse assunto.
Muito Obrigado.
11/06/2010
Marina, encontrei isto na rede- http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090425182716AAlB7nH – Eh verdade ou mentira?
29/05/2010
A verdade da Palavra de Deus é imutável!
Ela deve nortear o povo, o nosso Brasil! É preciso ter coragem para dizer o que DEUS PENSA A RESPEITO destas questões, pois Ele é o criador! O respeito às pessoas é importante, mas quando elas ficam sabendo da verdade, tudo muda!
25/05/2010
Muito bem Marina. Um dia os petistas lúcidos que ainda existem vão perceber o quadro que perderam. É isso.
20/05/2010
Eu acho muito importante, que na pré- candidatura a Senhora trate de assuntos tão polêmicos.A sociedade precisa de um veredito pra essa questão, que circula a anos sem nenhuma providencia. Apoio a sua candidatura e espero que faça o melhor para a sociedade.
18/05/2010
Se o povo for decidir sobre a descriminalização do aborto, mais uma vez cairemos na esbórnia da beatice ignóbil. Cada um deve ter soberania de decisão sobre seu próprio corpo e sobre o que há dentro dele. Sociedade nenhuma decidirá a minha vida, por isso tantas mulheres morrem em camas cirúrgicas de aborto, clandestinas… Educação é essencial para alertar, ensinar e caminhar, mas liberdade é primeva.
11/05/2010
Boa tarde. Parabéns por enfrentar já na pré-candidatura temas espinhosos. Nesta linha, gostaria de saber sua opinião ou, pelo menos, como trataria temas como o uso de células-tronco de embriões; a homoafetividade e suas consequências sociais e jurídicas; a pena de morte.
Também gostaria de saber se proporia uma reforma tributária e alguma reforma política.
E por fim se vê alguma solução para o meu Corinthians ganhar a Libertadores.
Saudações.
09/05/2010
Parabéns pela clareza e a forma simples e didática de esclarecer um fato.
26/04/2010
Parabéns Marina! Pela sua opinião sensata, coerente e transparente. Sim a questão é tão delicada que requer a opinião do povo através de um plebiscito e não que se baseie sobre manobras eleitoreiras que decidem sobre o que podemos ou não fazer, nós mulheres.
Caberá as diversas vertentes então explanarem seus conceitos e justificativas e que cada um escolha o seu melhor. Isto sim é democracia.
Grata.
22/04/2010
Um governo que legaliza o aborto assina o atestado da incompetencia educacional e social, determina o valor de uma vida e assiste um genocidio(raça sem valor) praticado por toda uma nação abencoado por todos os poderes como a Alemanha fez.
09/04/2010
Perfeito Marina! Plebicito com debates adequados, sobre o direito de escolha e não sobre ser contra ou a favor do aborto é a solução! Inclusive acredito que as grandes decisões do País deveriam ser feitas por meio de plebicito, essa é a verdadeira democracia e não dar carta branca pra quem votamos decidir tudo por nós! Boa sorte, o futuro nos espera!
25/03/2010
particularmente sou contra o aborto. mas acho que a decisão de abortar uma gravidez só pode ser tomada pelo individuo, no caso a mulher. cabe ao estado apoiar essa tomada de decisão, seja com clínicas para a pratica, caso a decisão seja de interromper a gravidez, seja com pensões, creches ou o que for, caso a decisão seja prosseguir com a gravidez.
O ESTADO NÃO TEM O DIREITO DE DECIDIR A VIDA DO CIDADÃO.
em tempo: quem é contra o aborto deveria procurar educar e orientar, ao invés de proibir.
23/03/2010
A DECISÃO DE FAZER UM ABORTO, NÃO PODE SER VISTA TÃO SIMPLES ASSIM. VEJAM QUE MESMO A MÃE AMPARADA PELA LEI PARA REALIZAR TAL PRÁTICA, NÃO ESTÁ IMUNE AS PROVÁVEIS DOENÇAS QUE SURGIRÃO PÓS ABORTO.POR ISSO É NECESSÁRIO AVALIARMOS BEM ESSA QUESTÃO ANTES DE NOMEARMOS VILÕES E MOCINHOS DESSE PROCESSO.
19/02/2010
O grande problema de um plebiscito, é que a população nunca está totalmente preparada para ele, sem falar que certos argumentos nunca estão tão claros ou ficam camuflados por exigências de terceiros. Mas é o único meio de se fazer uma democracia. Em relação ao aborto sou total a favor, pois já são negadas a nós, mulheres, diversos direitos, mas o nosso poder de escolha, esse ninguém pode mexer.
19/02/2010
Senadora, concordo plenamente com sua opinião e vejo que a cada vez que leio mais a seu respeito identifico-me com suas opiniões, posicionamentos e atitudes. Sempre fui PT desde que votei pela primeira vez (aos 16 anos, hj tenho 33), mas nessas eleições a presidente meu voto é seu!! quanto a questão do aborto, passei por uma experiencia na vida em que graças as circunstancias não precisei recorrer a justiça, ele ocorreu expontaneamente, porque o feto morreu. Mas conheci algumas historias de mulheres que não teriam seu bebe quando nascessem e mesmo assim teriam que gera-lo, sem ter o direito de acabar com o sofrimento, de ambos diga-se, que posso afirmar, é grande!! Mesmo quando o pedido é feito a justiça esse processo é lento, muitas passam pelo momento traumatico de um parto no nono mes e a decisão judicial não foi dada ainda… e na grande maioria das vezes o bebe ja nasce morto ou vive por apenas algumas horas… isso é muito sofrimento!!!
17/02/2010
Prezada candidata,
Entendi o seu posicionamento sobre o tema, porém não é essa a posição do seu partido, quando se refere a legalização da interrupção da gravidez, no item 7 do seu programa.
O programa será revisto? Quando teremos a oportunidade de analisar o programa?
Abs
16/02/2010
na italia quando as ‘excelencias’ resolveram consultar a parte importante no processo decisório, qual seja, o povo, ficaram surpreendidas, pois mais de 60% queria a descriminalização do aborto…enquanto no parlamento, a ‘disputa’ era dificil por uma decisão com ampla maioria
15/02/2010
Muy bueno!, muy medido racional y sensiblemente,tu comentario, Marina… Porque en tu persona,además del “ser político” que aspira a representar varios intereses e ideales ciudadanos (en un país tan diverso),se conjuga siempre con honestidad,tu condición/creencia personal (en éste caso de mujer que conoció la pobreza,de madre a favor de la Vida,de creyente progresista y tolerante,etc).No tengo muy en claro,si un plebiscito será la mejor solución,pero sí creo que ayuda más,que la situación actual.El Brasil ha hecho tan bien! (desde el 2003 en adelante)tantas Conferencias Nacionales sobre diversos temas político-sociales… que lástima! que no se aprovechó en éstos años, y se realizó (con las mismas metodologías de representación popular y diversidad)un gran debate sobre salud y educación sexual/ética de la procreación-gestación de la vida humana…hubiera traído muchos aportes previos: desde los mov.sociales,las iglesias,la Ciencia, etc a éste dilema de la Sociedad actual.
…y Feliz Cumpleaños!! (con atraso)…
Un fraternal abrazo,Marina! (quisiera que llegues a ser Presidenta de la Unión Sudamericana,en el futuro, con sede en Brasília)
Carlos
09/02/2010
O comentário da Muriel pra mim é preciso. Primeiro é lamentável esse erro de sempre colocar o debate sobre o aborto em termos de quem é contra ou a favor de sua prática. A questão é saber quem é contra ou a favor de que uma mulher seja criminalizada por fazê-lo, seja julgada, presa, como é hoje, como consta no Código Penal. Um gestor jogar essa questão para um plebiscito é lavar as mãos, sabendo que a manipulação de informação que ocorre nesses casos nunca é justa, como no plebiscito das armas.
Notável Senadora, eu a considero sincera e brilhante, mas sua posição neste caso não corresponde a de uma mulher corajosa para enfrentar polêmicas e desafios. Contra o aborto todos somos, creio. Fazer um aborto ou incentivá-lo eu também não faria, mas jamais jogaria para um plebiscito a decisão sobre encarcerar mulheres que, como a senhora mesma disse, já passaram por um processo tão doloroso. Isso chega a ser cruel! E esse é o verdadeiro debate.
08/02/2010
Creio que a mulher só terá realmente liberdade para decidir sobre o aborto se o Estado estiver lhe oferecendo as duas opções:
1- Direito à Vida, direito de gerar, parir, garantindo toda a assistência médica e financeira (tipo “bolsa-maternidade+bolsa família”)para a mulher, e dando o direito de nascer para o rebento.
…E o direito de doar esse filho para adoção, se por acaso não o quisesse/pudesse criar desde a infância.
Daí surgiria o Serviço de Proteção dos direitos à vida das futuras gerações. Lares e casais e pessoas mais felizes.
08/02/2010
Creio que a mulher só terá realmente liberdade para decidir sobre o aborto se o Estado estiver lhe oferecendo as duas opções:
1- Direito à Vida, direito de gerar, parir, garantindo toda a assistência médica e financeira (tipo “bolsa-maternidade+bolsa família”)para a mulher, e dando o direito de nascer para o rebento.
2 – Direito ao aborto se assim escolher e se os motivos da decisão tiverem justificativa coerente.
Se a única opção da mulher for “o aborto assistido pelo Estado”, isso não é uma decisão, é uma imposição que não a livra nem da miséria social, nem da miséria humana e espiritual.
08/02/2010
Vivemos teóricamente numa República Democrática de Estado Laico; portanto as decisões devem ser tomadas conforme a opinião da maioria da população em condição de votar.
Aliás, compartilho com o seu pensamento à respeito do aborto.
07/02/2010
Para mim, sua posição está clara e concordo com os comentários abaixo de Sidnei e Juliana.
06/02/2010
SENHORA SENADORA SE PREPARE E QUE O SENHOR DEUS ALTÍSSIMO A ORIENTE EM TUDO.
GRAÇA E PAZ.
06/02/2010
Querida Marina:
Se você propõe um plebicito, que ele seja feito em termos de ser favorável ou não ao direito de escolha e não de de ser favorável ou não ao aborto, pois a questão central é a questão do direito.
Para que este direito exista, as mulheres não podem ser marginalizadas quando escolherem fazer um aborto, como é hoje. Assim, legalizar o aborto é garantir o direito de escolha.
Vivemos num país machista, onde boa parte dos homens exercem o direito de não ter responsabilidades para com os filhos que tiveram (eles simplesmente vão embora!) enquanto as mulheres não tem escolha nenhuma.
Um plebicito neste caso é como o plebicito do desarmamento: sujeito à desinformação veiculada / paga por interesses poderosos, num caso da indústria de armamentos, no outro das igrejas e das clínicas clandestinas de aborto.
Pessoalmente, sou totalmente favorável ao direito de escolha, que, em última instância, é uma escolha individual da mulher.
05/02/2010
Cara Marina, como seu eleitor declaro que sou a favor do direito ao aborto e não da prática em si. Comumente confundimos ambas as situações.
05/02/2010
Srª Marina Silva
Acredito nas tuas idéias, porém quando o assunto é aborto temos no Brasil e no mundo toda uma questão religiosa. Sou totalmente favorável ao aborto independente da situação, trabalho na área da saúde e vivencio todos os dias a quantidade de crianças que passam fome e frio, que são mal cuidadas, que são mal tratadas, porque os pais das mesmas as colocaram no mundo ? Para sofrer? O que a igreja faz à favor destas? Ser contra é muito fácil, porém, eu quero ver ser contra e quando faltar um prato de comida na mesa desta criança oferecer o alimento. Ouço no meu dia a dia, “eu sou contra o aborto”, porém a realidade como a senhora mesmo já viveu é dura. Você com muita luta chegou a onde está mas quantas crianças que você conheceu não ficaram na miséria até hoje?
Abraços.
05/02/2010
Prezada Sra. Marina,
Acredito que a educação real(sem marketing político) e de qualidade seria ao solução para a maioria de nossos problemas, inclusive este acima. Gostei muito do sua exposição no Jornal Nacional de ontem 04/02/2010.
05/02/2010
Para mim ficou claro que ela é contra o aborto, mas respeitará a decisão popular. Nós temos de “engolir” várias pessoas em posição de comando decididas por voto popular, isso é democracia: submeter-se à decisão da maioria. Qual o lado dela não é o mais importante, aliás ela não precisa e nem deve, se estiver no cargo de presidente, influir, com sua palavra, na decisão popular, pois isso tiraria a legitimidade do pleito. Como ela, sou contra, mas respeitaria a decisão da maioria e não de uma minoria que se julga “iluminada” e detentora da verdade suprema, acima do bem e do mal. Aliás, por que os defensores do aborto são contra o plebiscito?
05/02/2010
Acredito que a posição dela é clara. Como cidadã, ela “não advoga em favor da causa”, no entanto, acredita ser necessário o “debate” na sociedade e, nesse sentido, sei que não fugirá do mesmo, caso tenha que fomentar ou participar de algum. Eu sou a favor da descriminalização por motivos que para mim são óbvios. No entanto, como ela, respeito quem não pensa da mesma forma que eu. Até porq esse assunto passa por vários contextos, filosófico, religioso.. é complexo mesmo.
05/02/2010
Cara candidata,
Como nos demais plebiscitos, imagino que haverá campanha. Em qual dos palanques a senhora subirá: no do “sim” à legalização ou no do “não” à legalização do abortamento?
Se não fizer campanha, ou caso queira, a senhora, como cidadã, pode dizer em qual das possibilidades votará?
Saudações.